A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar. Os elementos de cotagem aparecem dispostos no desenho técnico de acordo com as caracterísacas das pecas.
Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.
O valor da cota indica o tamanho real do objeto. As cotas devem ser distribuídas pelas vistas e dar todas as dimensões necessárias para viabilizar a construção do objeto desenhado. A unidade de medida mais utilizada no desenho técnico é o milímetro.
Criar uma cota em série ou em cadeia
Cotas lineares Quando você iniciar o comando, selecione a linha (1) e, em seguida, clique na localização da linha de cota (2). Para a cota 8'-0" abaixo, você utilizar outro método. Inicie o comando COTA, clique em dois pontos de extremidade (1 e 2) e, em seguida, no local da linha de cota (3).
Para criar uma linha de cotas contínua, especifique a opção Contínua no prompt, selecione a linha de extensão da qual deseja continuar (4) e os outros pontos de cota (5,6,7).
O AutoCAD já possui um estilo de cota, que é o ISO-25, que sua configuração é preparadas para cotar desenhos onde as unidades de telas são milímetros. Como estamos chamando as unidades de tela de metros precisamos ajustar os valores dos tamanhos dos objetos da cota (linhas,texto,setas..).
Para isso, realize o seguinte procedimento: