Mas atenção: caso o condutor saiba que estará fora do país durante o período de vencimento da CNH, ele poderá fazer o pedido de renovação antes do prazo. Para isso, é preciso apresentar no DETRAN-SP o passaporte, a passagem comprada e uma justificativa por escrito explicando a situação.
Significado de Viário substantivo masculino Leito da via férrea.
Tirar carteira de motorista
Atualmente a renovação da CNH de brasileiros residentes no exterior não pode ser feita sem o retorno ao país. A ideia legislativa é passar a reconhecer exames médico e psicotécnico emitidos no exterior por clinicas cadastradas no consulado brasileiro do país estrangeiro.
30 dias
Para a emissão da Declaração de Autenticidade e Validade da CNH, o titular da CNH deverá comparecer pessoalmente ao Consulado ou ser representado por procuração com firma reconhecida em cartório brasileiro ou notário português.
Validação da CNH. Além da sua CNH original, você também vai precisar apresentar ao IMT um certificado que comprove a validade do documento. Para isso, você precisa de uma Declaração de Autenticidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emitida pelo Consulado Brasileiro. Essa declaração tem um custo de 15€.
Transferir habilitação brasileira para Portugal
Procure o Ciretran ou Detran do seu novo endereço com os originais e as cópias da CNH, do RG, do CPF e do comprovante da nova residência e solicite o serviço de transferência. Vale lembrar que será cobrada uma taxa pela mudança.
Quando você estiver dirigindo em Portugal, deve circular sempre pela direita nas autoestradas. A lei obriga a circulação de veículos sempre pela pista da direita, deixando as demais da esquerda livres. Você deve utilizar as pistas da esquerda apenas para ultrapassar.
Naturalmente, para fazer o pedido para a obtenção dum visto para Portugal, terá que apresentar alguma documentação essencial:
30 dias
Observação: Os brasileiros (e os nacionais que constam da lista) não precisam de visto para entrar em Portugal e no espaço Schengen (clique aqui para ver os países do espaço Schengen), por um período de até 90 dias, por semestre, nos casos de deslocações para turismo e negócios.