As etapas fundamentais no processo de avaliação de risco incluem:
A classificação do risco de crédito da operação consiste no resultado da ponderação do risco do tomador conjugado com a capacidade de pagamento, que é a capacidade de suportar o fluxo de desembolso de recursos próprios e encargos decorrentes da operação, a suficiência e a liquidez das garantias apresentadas.
Tais riscos têm a ver com as operações financeiras da organização e envolvem retornos em investimentos e negociações abaixo das expectativas, além de problemas na gestão do fluxo de caixa. Os riscos financeiros podem ser classificados como: de crédito, operacional, cambial, de taxa de juros e de financiamento.
Os riscos financeiros, em definição, são todas as possibilidades (variantes) que podem levar uma pessoa ou empresa a perder dinheiro, seja através de transações financeiras diversas ou investimentos. Basicamente, esses riscos sempre existirão em qualquer operação que envolve dinheiro.
Risco é o grau de incerteza em relação à rentabilidade de um investimento. Isso significa a chance de o investimento dar um retorno abaixo do esperado, de se perder tudo o que foi investido ou, em casos extremos, de a perda ultrapassar o valor do investimento original.
A exposição é um conceito de proteção financeira ao abrigo da qual estão três significados distintos. O primeiro é o valor corrente de mercado das posições de abertura de negociação de uma pessoa, incluindo, claro, o impacto na exposição de qualquer alavancagem através de derivados.
O risco de mercado é dividido em quatro tipos, sendo eles: financeiro, desempenho, externo e estratégico....Cada um deles é subdividido de acordo com as próprias características.
Segundo Campos (1994) uma falha operacional ou anomalia é qualquer desvio das condições normais de operação. ... Ou seja, quando estamos falando de falha potencial, as operações não sentiram de fato o efeito de uma anomalia ou problema que se configura em uma anormalidade.
Risco operacional: é definido pela possibilidade de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou eventos externos, além daquelas decorrentes do risco legal.
Principais riscos empresariais. ... Existem riscos inerentes à atuação de um empreendimento, como as incertezas do mercado e do setor em que a empresa atua e o ambiente macroeconômico. Para evitar essas situações, a organização deve seguir todo um processo de gerenciamento.
Saiba quais os principais riscos empresariais e como gerenciá-los
Riscos de Processo Decorrência da deficiência dos processos internos já utilizados pela organização, como indicadores de desempenho inadequados, controles ineficientes, modelagem falha e até descumprimento da legislacão vigente.