4 - As terminações nervosas que chegam na epiderme captam sensações dolorosas. Essa camada não tem vasos sanguíneos, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão a partir de vasos sanguíneos existentes na derme, camada subsequente.
A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme. A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. É esse o motivo pelo qual, quando há um corte muito superficial, não observamos nenhum sangramento.
Após a epiderme, encontramos a derme. Ela é formada por tecido conjuntivo e nela estão localizados os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e as glândulas sudoríparas. A derme também pode ser dividida em camadas: a camada papilar e a camada reticular.
Isolante térmico: a camada de tecido subcutâneo contribui para regular a temperatura corporal. Por exemplo, uma camada de tecido adiposo protege o corpo contra o frio. Esse processo é conhecido por termorregulação. Conexão: a hipoderme conecta a derme aos músculos e ossos.