Como podemos observar, a prevenção de depressão e ansiedade são medidas comuns que devemos praticar diariamente como hábitos saudáveis de vida, para além de prevenir os transtornos mentais, garantir melhor qualidade de vida.
Manter um estilo de vida saudável:
Como prevenir e tratar a depressão?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é atualmente a quarta causa de incapacitação do mundo inteiro – até 2030 esta será a doença mais comum no planeta, superando a incidência do câncer e de outras doenças infecciosas.
A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.
A depressão pode ser tratada pelos planos de saúde, que devem obrigatoriamente oferecer cobertura para consultas e sessões com neurologistas, psiquiatras, psicoterapeutas e psicólogos, além de exames complementares.
Apenas em meados do século 19 os distúrbios mentais foram reconhecidos como doença e o primeiro DSM só surgiu em 1952.
Como era antigamente Na idade média, a depressão era vista como a manifestação da hostilidade de Deus.
Quando agrupados por faixa etária, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram onde ela é mais grave. A faixa dos 60 a 64 anos lidera o ranking, com 11,1% dos indivíduos diagnosticados. De acordo com especialistas, embora comum, porém, a depressão entre idosos está longe de ser “normal”.
A palavra depressão deriva do latim depressione e pode significar «abaixamento do nível de pressão ou peso», «acto de deprimir(-se)», «distúrbio que se caracteriza por cansaço, desânimo, alteração do estado de humor, tristeza intensa, abatimento profundo, com desinteresse pelas coisas e, muitas vezes, por acesso de ...
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.
A palavra depressão provém do termo latim "depressus", que significa “abatido” ou “aterrado”. Trata-se de um distúrbio emocional podendo traduzir-se num estado de abatimento e infelicidade, o qual pode ser transitório ou permanente.
1. Abaixamento de nível. 2. [Figurado] Enfraquecimento, abatimento, físico ou moral.
1 prostração, desânimo, abatimento, esgotamento, estresse, stress, letargia, inércia, tristeza, melancolia, ansiedade. Pequena concavidade ou desnível do terreno: 2 concavidade, cavidade, cova, buraco, sulco, fossa, desnível, rebaixamento, abaixamento, achatamento.
37 antônimos de depressão para 5 sentidos da palavra. O contrário de depressão é: 1. ânimo, euforia, excitação, alento, vida, exaltação, entusiasmo, espírito, alma, animação, arrebatamento, júbilo, felicidade, alegria.
Sintomas de depressão