A amigdalite bacteriana normalmente é transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.
São extremamente ricas em células que atuam na defesa do organismo, e sua função é trabalhar duro na produção de anticorpos para combater organismos patogênicos, como bactérias. Por causa disso, as tonsilas são grandes aliadas do sistema imunológico.
Algumas pessoas são mais propensas à amigdalite. Quando a doença é recorrente, as amígdalas sofrem uma alteração no formato, de tanto inchar e desinchar. Além dos poros, elas ficam com mais relevo, umas dobrinhas que facilitam o acúmulo de vírus e bactérias. É meio caminho andado para o surgimento de novas infecções.
“Se por um lado o uso excessivo e desnecessário de antibióticos pode gerar bactérias mais fortes e resistentes, por outro o tratamento não adequado de amigdalites bacterianas predispõe a complicações, como abscessos, febre reumática e problema nos rins (glomerulonefrite)”, avalia Renata Christofe Garrafa, ...
Olá, Amigdalites complicadas podem sim levar o paciente ao óbito, porém os casos são raríssimos nos dias de hoje. Antigamente quando o acesso ao atendimento médico e o uso de antibióticos era difícil, esse número era bem maior.
Mito e verdade. O sorvete não piora esse tipo de dor. Pelo contrário, o gelo pode, sim, ser um bom aliado para aliviar essa sensação.
Tomar sorvete ou bebida gelada piora a dor de garganta Isso acontece porque, em baixa temperatura, os cílios da mucosa – que são uma proteção natural – podem paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.
Não, este é um grande mito. A dor de garganta, na maioria dos casos, é resultado de uma infecção viral (resfriado comum). Num quadro de dor de garganta, não precisam ser evitados alimentos e bebidas geladas. Eles podem inclusive dar um conforto local.
Circulou recentemente nas redes sociais a informação de que beber água gelada faz mal à saúde. O texto divulgado na internet afirma que ela pode provocar infarto, câncer, gordura no fígado e outros males no estômago e no intestino grosso. Além disso, ela leva a assinatura do conhecido doutor Drauzio Varella.
Este hábito pode favorecer a entrada de vírus e bactérias que vão diretamente para a garganta, causando infecção na região. Tomar friagem: a friagem corporal pode afetar nosso sistema imunológico e aumentar as chances de um quadro infeccioso viral, que dentre outros sintomas, podem provocar a dor de garganta.
Sim. Evitar alimentos gelados ou deixar de consumir água gelada quando se está gripado é mito. Alimento gelado ou água fria não causam gripe nem influenciam na gravidade dos sintomas. A gripe é causada por vírus e não por diferenças na temperatura dos alimentos.