Resposta. 1)Como pode ser a parede celular e o que a difere do glicocálix? O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários. ... A parede celular é encontrada em células vegetais, bactérias e fungos.
O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários. O glicocálix consiste em uma cobertura de açúcar ligada em proteínas, com espessura de 10 a 20 nm, que envolve a célula e lhe confere proteção.
Esse arranjo ficou conhecido como "mosaico fluído", por ser uma bicamada lipídica com proteínas dispostas "aleatoriamente", recebendo um aspecto de mosaico. Por sua movimentação natural, adotou-se o termo "fluído".
As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célula, estando relacionadas, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas.
- Ácidos graxos monoinsaturados São os ácidos graxos que apresentam apenas uma ligação pi entre os átomos de carbono.
Os ácidos graxos poliinsaturados abrangem as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.
Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R).