Ela acredita que, os roceiros viviam como pessoas felizes, saudáveis e alegres, além de viverem em grandes casas. Porém, o que ela não sabia era que se tratava de pessoas pobres, que não tinham nem o que comer e suas casas eram de barro, ao invés de telhas.
O auge de seu amor pela pátria foi quando fez um ofício para o ministro, escrito em tupi, defendendo que a língua oficial deveria ser então essa. Como consequência, foi internado por seis meses em um hospício, recebendo a visita apenas de Olga com seu pai.
Inicialmente publicado em um jornal, em 1911, o Triste Fim de Policarpo Quaresma é a obra mais conhecida de Lima Barreto. O significado do nome Policarpo Quaresma já remete ao sofrimento, à dor e à abstinência. ... Tudo isso causado por uma devoção quase sagrada ao Brasil.
b) Registre as características de Policarpo Quaresma que podem ser inferidas a partir da leitura do requerimento. I voluntarismo. II ingenuidade. III idealismo.
Qual das ideias a seguir não está implícita na conversa dos amigos (Trecho 1), na fala de Dona Maricota (Trecho 2) e na opinião do Dr. ... Nenhuma das falas revela valorização do hábito de ler. 6 Leia este outro trecho: Para Ismênia, era como se todos os rapazes casadoiros tivessem deixado de existir.
Resposta. Porque Policarpo Quaresma acreditava que o estado atual da sociedade naquela época ( século XIX) poderia mudar, ou melhor, melhorar.
A Quaresma insere-se no período de preparação. Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
Policarpo Quaresma é portanto, o moderno anti-herói, envolto em introspecção, que desvenda a permanência da irracionalidade dos comportamentos e a fragmentação do "Eu", como gomo da sujeição.
O nacionalismo do Policarpo era honesto, por vezes ingênuo, mas sempre comprometido com a busca de soluções factíveis e razoáveis para o enfrentamento de nossos problemas. Era um nacionalismo marcado pelo afeto e pela esperança. Não pregava a violência, e nem propagava a ignorância.
Lima Barreto