– Retire as sementes, lave-as em água corrente para retirar a polpa e mucilagem. Deixe escorrer e coloque as sementes para secar sobre folhas de papel ou jornal, em local sombreado e com boa circulação de ar. – Revolva as sementes periodicamente para não grudarem e a secagem ser mais homogênea.
Depois, as cachopas de urucum devem ser acondicionadas sobre uma lona de plástico para facilitar o recolhimento. As cachopas devem ser colocadas para secar, diretamente ao sol, espalhadas sobre uma lona de plástico. Antes de serem debulhadas, elas deverão estar totalmente secas.
Guarde as sementes em um envelope ou saco de papel e deixe em um local seco e fresco. Evite lugares muito úmidos para evitar a reidratação. Se não encontrar nenhum local adequado, guarde-as na geladeira, usando-as quando quiser torrá-las ou plantá-las. Antes de guardar, jogue as sementes mofadas ou emboloradas no lixo.
As sementes podem ser utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em potes de porcelana ou vidro escuro, bem tampados. O mesmo vale para o colorífico em pó.
Nas condições do Nordeste e do Centro Sul do Brasil, a colheita do urucuzeiro é realizada aproximadamente aos 130 dias após a abertura da flor, quando se verifica ¾ das cápsulas secas. No Norte, esse período é reduzido para 60 a 80 dias.
COMO CONSERVAR O gergelim com casca geralmente demora muito a estragar. De qualquer maneira, é melhor conservá-lo em um recipiente hermético, em um lugar seco e protegido da luz. Já o gergelim descascado é propenso a ficar rançoso mais rápido, portanto deve ser conservado na geladeira ou freezer.
Armazenagem de grãos: 8 dicas para armazenar soja e milho no longo prazo
Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.
5 dicas para conservar café em grãos
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.
Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento.
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
- Congelando o feijão cru ele se mantém novo e livre dos detestáveis carunchos. Você pode congelar em sua própria embalagem, devidamente fechada com um prendedor ou araminho, ou em um pote próprio para freezer. Na hora de usar, não é necessário descongelá-lo. Basta colocar de molho como de costume.
Mas atenção! Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata. Muito cuidado na hora de por os saquinhos ou potes no seu freezer.
Esse molho ajuda a reduzir a formação de gases intestinais pós consumo do feijão. COMO ARMAZENAR - coloque os grãos em um pote bem fechado para deixar em temperatura ambiente. Você pode também deixar no saco plástico (bem fechado) e guardar na geladeira.
O feijão cozido costuma durar apenas 3 a 5 dias na geladeira e você deve armazená-lo em um recipiente preferencialmente de vidro e bem vedado.
“Toda vez que você vai levar um alimento morno para a geladeira, o ideal é que você faça furos para evitar que o vapor fique dentro da embalagem, assim você não vai azedar, ou deixar destampado ou semitampado. Depois de uma hora, você deve tampar”. “Você só deve reaquecer o alimento uma vez.
Passo a passo para seu feijão congelado ficar fresquinho
Existem dois jeitos de você congelar o feijão: temperado e sem tempero nenhum. ... Dica: se você está sem tempo e quer congelar o feijão já temperado e refogado, tudo bem! Mas saiba que, sem tempero, ele dura em média até dois meses congelado. Com tempero, dura cerca de uma semana congelado.
O bom é que não existe muito segredo para fazer isso da maneira correta! No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.
3 meses
3 dias
O básico "arroz e feijão", por exemplo, pode durar cerca de 5 dias. Já o ovo cozido pode durar cerca de uma semana, quando bem conservado. O cuidado maior deve estar com as carnes (vermelhas e brancas) que costumam durar dois ou no máximo três dias dentro da geladeira.
cinco dias
Reparou já que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? ... Por isso, a água precisa ser trocada de tempos em tempos. E não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz. “Tem gente que faz o 'remolho' porque ele encurta o tempo de cozimento do feijão.