Cultura da Região Sul: festas, danças e muito mais
São alguns dos principais costumes da região sul o consumo de erva-mate - chimarrão -, a prática da cavalgada, danças típicas de origem europeia - que variam desde as valsas alemães até as danças folclóricas da Polônia e da Itália - e festas sazonais.
A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. ... Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por volta de 1824.
Geografia do Brasil A Região Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações).
Confira 10 pratos típicos da culinária gaúcha:
5 pratos para comer em Santa Catarina
Pratos Típicos:
A A cultura de Roraima apresenta fortes inifluencias indígena. ... O artesanato é um dos marcos centrais da cultura, num misto de Nordeste com povos nativos. A dança tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são notáveis também grupos de dança clássica e moderna.
A cultura de Roraima apresenta forte influência indígena. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas.
A gastronomia amapaense é influenciada pelos povos indígenas e se utiliza de elementos próprios da região como suas 200 espécies de peixes de águas doce e salgada, a carne de búfalo, suas nove variedades de camarão de água doce, além de frutas exóticas - como o açaí e o tucumã.
Assim como em todas as cidades da Amazônia, no Amapá o folclore é forte e possui diversas influências: indígenas ou africanas e até religiosas. Boi-Bumbá, Marabaixo e a Festa de São Tiago são algumas das festas que fazem parte da cultura amapaense.
As festas mais populares do Amapá são Boi-Bumba, Festa do divino espirito santo,Círio de Nazaré e a festa de São Tiago. Essas festas quem participa delas além do grande fluxo de turistas que vem apreciar a festa, os moradores das comunidades também.
O Marabaixo é considerado uma tradição secular, passa de geração em geração através dos anos. É dançado anualmente, nos meses de maio, junho e julho, nos bairros do Laguinho, na Favela e na comunidade do Curiaú, em Macapá.
A festa de São Tiago, comemorada no município de Mazagão Velho1 , no Amapá, remonta há mais de dois séculos, ou seja, tem 229 anos, tendo se originado no continente africano, no século XVIII, a partir dos conflitos entre cristãos e mouros na cidade da Mauritânia (costa da África).
Bastante conhecida pela tradicional Festa de São Tiago, a vila de Mazagão Velho foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal da época, Dom José I.
Explicação:A imigração forçada se deu pela guerra entre mouros e cristãos, durante a implantação do cristianismo português no continente africano. A vila de Nova Mazagão – hoje vila de Mazagão Velho – foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.
Mazagão: Água quente.
A pensionista Sebastiana Amaral, 77 anos, conta que seus bisavós e avós vieram de Marrocos junto com os primeiros habitantes da Vila de Mazagão Velho. Seus pais nasceram e cresceram na comunidade e, repassaram a ela, desde a infância, todo sincretismo e amor por suas raízes e manifestações culturais.
Mazagão é um município brasileiro no estado do Amapá, Região Norte do país. Sua população estimada em 2017 era de 20 387 habitantes e a área é de km². Faz parte da Região Metropolitana de Macapá.
A vila de Nova Mazagão - hoje Mazagão Velho, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital, Macapá - foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I. A vila é conhecida pelo seu calendário anual de festas tradicionais e religiosas.
O Gentílico de Mazagão é Mazaganistas. Mazagão possuí uma área total de Km². Sua população no ano de 2010 era de 17.