Possuem zigoto móvel que produz esporozoítos nus. A reprodução é alternada, ocorre por esquizogonia dentro de glóbulos vermelhos do sangue dos vertebrados hospedeiros definitivos e reprodução por esporogonia no corpo dos hospedeiros intermediários, geralmente artrópodos como moscas e mosquitos sugadores de sangue.
Esporozoários- são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária.
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
→ Filo Aplicomplexa: refere-se aos protozoários esporozoários, ou seja, que não possuem meios de locomoção. → Filo Zoomastigophora: Engloba os protozoários que apresentam flagelos como estrutura locomotora. → Filo Ciliophora: Engloba os protozoários ciliados, ou seja, que possuem cílios como meio de locomoção.
O paramécio é um exemplo de protozoário ciliado. Nesses seres, os cílios atuam: ... Os cílios, assim como os flagelos e pseudópodes, são meios de locomoção dos protozoários. Essas estruturas são responsáveis também por auxiliar a captura de alimento para esses seres.
Os rizópodes são protozoários que apresentam pseudópodes ("falsos pés"), isto é, prolongamentos citoplasmáticos temporários que utilizam na locomoção e na preensão de partículas orgânicas nutritivas que lhes servem de alimento.