Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.
Com que roupa ela vai? O médium usa saias, vestidos, lenços, turbantes e rosas, com preferência por detalhes em vermelho e preto no vestuário. Também pode vestir cores fortes como amarelo, roxo, verde e dourado.
Catedral de Sevilha, Sevilha, Espanha
Brenno Meneghel
60 anos (8 de maio de 1960)
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
"Lockdown" é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".
Quimbanda é uma palavra da Língua Portuguesa originada do Quimbundo kimbanda, língua do tronco lingüístico Banto. Segundo Lopes (2003, p. 187) significa “uma linha ritual da Umbanda” ou “sacerdote do culto de origem banta”.
O termo "quimbanda" (da mesma forma que o termo "umbanda") tem origem na língua umbundu, e dentro do Candomblé de Angola designa, desde o período pré-colonial, um rito próprio, cujo sacerdote que o pratica é chamado de "Tata Quimbanda".
Os representantes da quimbanda são os exus e as pombas-giras, referidos habitualmente, nos terreiros afro-brasileiros, como o povo da rua.
Catimbó, nas línguas tupi-guaranis, significa respectivamente "fumaça de mato" e "vapor de erva".
Estas seriam sete: Jurema, Vajucá, Junça, Angico, Aroeira, Manacá e Catucá.
Existe uma categoria singular de Mestres que “arreiam” nos médiuns durante os rituais que são os chamados Mestres Beberrões, que são espíritos que em vida eram consumidores abusivos de bebidas alcoólicas, mas que se consagraram na Jurema e ao fazerem seu “passamento” atuam no panteão juremeiro.
4Entoados pelos mestres Geraldo do Caboclo, Babá Karol, seus continuadores e os de Geraldo Guedes e José Clementino, com execução e responsório de juremeiros natalenses ao som de ritmos indígenas marcados pela presença africana, os "pontos" apresentam em textos simbólicos como cartas de tarô, a “ciência fina” da Jurema ...
O“Tombo de Jurema”, se constitui no processo pelo qual muitos dos mes- tres, que hoje estão no mundo espiritual, passaram para ganhar a “Ciência”. “Tombam” no pé da jurema e ao acordar estão prontos para trabalhar. Foi o caso do Mestre Carlos, famoso por seu dom de cura nas mesas de Jurema de todo o nordeste.
É considerado juremeiro, aquele que cultua a jurema sagrada, passando assim por iniciação até ser totalmente pronto dentro da jurema, altura em que ele se chama tombo de jurema. ... O juremeiro deve dominar o segredo da gaita mestre.
É a rainha da beleza. Entretanto, a Jurema pode ser identificada como uma classe espiritual, isso significa que ela pode também ser um grupo que trabalha por um só objetivo, na linha de Oxóssi, ou seja, a Jurema também é uma linha espiritual, um grupo de entidades.