Segue abaixo a estrutura básica textual dos memorandos:
O ofício é uma forma de comunicação oficial que deve ser utilizada de um órgão para o mundo externo. Ou seja, do IFMS para qualquer instituição (pública/ particular) ou pessoa. ... Já o memorando é uma comunicação oficial utilizada entre unidades ou setores administrativos da mesma instituição.
Padrão Ofício. Há três tipos de documentos oficiais que são diferentes em sua finalidade, mas semelhantes em sua forma. Em razão disso e em busca de uma diagramação única, foi estabelecido o padrão ofício. Os documentos que se submetem a esse padrão são o aviso, o memorando e o ofício.
Memorando: Este documento é utilizado sempre que você queira se comunicar com um setor. Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição) você deverá estar selecionando esta opção.
Significa que um documento foi expedido a fim de cumprir uma determinação do juiz, mas ainda pode estar pendente de conferência e/ou assinatura e, portanto, não está necessariamente disponível para retirada. Como por exemplo: alvará, ofício, mandado, edital, etc, entre outros.
Uma petição de manifestação é aquela por meio da qual a parte se manifesta em relação a um despacho produzido pelo juiz. ... Se a parte não tiver interesse na autocomposição, deve manifestar tal fato por meio de petição, que será juntada aos autos do processo.