A Válvula Pneumática é diferente da Válvula Solenóide de processo, pois a Válvula Pneumática é um tipo de solenóide eletro-mecânico que quando energizado por eletricidade, abre uma válvula sob uma pressão de ar positiva ou negativa, acionando o cilindro ou atuador sob algum nível de pressão.
O que são vias e posições nas Válvulas Direcionais Pneumáticas. Vias: é o número de conexões disponíveis para utilização ou direcionamento do ar comprimido. Posições: é o número de condições que a válvula pode assumir.
As válvulas pneumáticas Direcionais são representadas por quadrados com setas em seu interior. Os quadrados indicam a quantidade de posições que a válvula possui, já as setas indicam as ligações internas da válvula nas determinadas posições. Vale lembrar que as setas não necessariamente indicam o sentido do fluxo.
A válvula solenoide pneumática é um dispositivo que quando ativado por energia elétrica, abre uma válvula sob uma pressão de ar positiva ou negativa, funcionando basicamente como um elemento de liga e desliga para diferentes tipos de sistemas pneumáticos e também para aliviar a pressão e fazer com que determinado gás ...
Válvula solenóide é um dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova.
Uma válvula solenóide de 3/2 vias tem três portas e dois estados de comutação. Em cada estado de comutação, duas das três portas estão conectadas. Ao ativar o solenóide, a válvula apaga o estado e uma conexão diferente entre as portas da válvula é estabelecida.
A válvula 3 2 vias pneumática é uma eletroválvula, que opera por meio de eletricidade, sendo acionada a comutação com rapidez e precisão, fazendo fluir o ar para diferentes direções ou estancando sua passagem.
A válvula 5 2 vias é uma eletroválvula, o que significa que sua comutação acontece de eletricamente. Um solenoide é ativado eletricamente e provoca o deslocamento de um núcleo por ação magnética, o que habilita ou desabilita da passagem de fluido.
O solenóide de parada tem a função de liberar ou bloquear o combustível no caminhão diesel. Internamente o solenóide possui duas bobinas, chamadas de Bobina de Chamada e bobina de retenção. A Bobina de chamada é acionada por um curto período de tempo, somente para puxar a haste do solenóide.
Se estiver funcionando, o solenoide magnetizará -- o que pode ser verificado segurando uma chave de fenda perto do componente. Se o solenoide operar -- ou o magnetismo for detectado --, você terminou. Se a fonte estiver com problemas, encontre os problemas e conserte-a.
Detalhes de Válvula Solenoide de Partida a Frio Na maioria dos veículos, o sistema de partida a frio é acionado através de um relé quando a temperatura da água do motor estiver abaixo de 16°C. O problema não está no motor, mas sim no combustível.
Pegue um fio de cada solenoide, torça-os juntos e conecte ao fio comum (COM), que normalmente é branco, do cabo de irrigação de vários núcleos.
Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando. 5. Para o popular “tanquinho”, é recomendável o uso de gasolina aditivada, uma vez que o combustível fica muito tempo sem uso e pode estragar.
Teste do sistema de partida a frio
Com a ignição ligada e com um multímetro no modo voltímetro, verifique a tensão entre o pino 1 do relé e a massa, o valor encontrado deve ser de 11 a 14V. Com a ignição desligada e com um multímetro no modo voltímetro, verifique a tensão entre o pino 2 do relé e a massa, o valor encontrado deve ser de 11 a 14V.
Testando o conjunto do sensor de nível de partida a frio
Quando frio vai fechar o relê e a lâmpada vai acender. Quando virar a chave vai ligar o injetor. Quando o motor pegar, ao soltar a chave também desliga o injetor.
Tecnologias de partida a frio Funciona da seguinte forma: os sensores do veículo efetuam a leitura da baixa temperatura ou da predominância do etanol no tanque de combustível. Esse mesmo comando inicia o pré-aquecimento das lanças elétricas, também conhecidas como resistências, conectadas aos bicos injetores.
Isso ocorre porque, no frio, a combustão do álcool fica mais difícil. Se o carro só roda com gasolina, não é necessário abastecer o tanquinho. É melhor deixá-lo seco, porque, se o combustível permanece por muito tempo dentro do reservatório, acaba ficando velho, vira um piche, e pode causar danos ao sistema.
É recomendável substituir o combustível do reservatório de partida a frio a cada três meses se ele não for consumido. Ou abastecê-lo quando a luz indicadora do painel acusar nível insuficiente de gasolina.
O reservatório fica localizado geralmente ao lado do motor do carro. Nele é colocada uma pequena quantidade de gasolina, que auxilia o motor a ter sua ignição quando ainda está frio e tem uma mistura mais rica em álcool do que gasolina, já que esta é mais fácil de “queimar” do que o álcool, em temperaturas mais baixas.
Como funciona o sistema de partida frio Esse sistema consiste em injetar um pouco de gasolina, que possui uma temperatura ambiente de 20° a 30°, o que facilita o aquecimento do motor nas primeiras combustões.
Como o Brasil é um país tropical e o frio fica quase que restrito ao inverno, é preciso atenção ao tempo que a gasolina se encontra no tanquinho. Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.
Ela oxidará o interior do tanque, sujará o filtro e arruinará a bomba elétrica de combustível (se estiver submersa na água), sendo catastrófico para os injetores de combustível, se houver água suficiente no tanque a ponto de chegar no injetor.
Duas mangueiras A primeira vai dentro do tanque em uma ponta e sua saída direto no galão. Insira a segunda também no tanque, mas nesse caso, é necessário soprar ar com força e rapidez dentro do tanque através desta, forçando o combustível a sair do reservatório pela primeira mangueira, indo direto para o galão.
o ideal seria tirar tudo do reservatório coloque uma mangueira e estando ela ABAIXO do reservatório CHUPE o ar e CUIDADO com o liquido que vem tire a boca ANTES do liquido chegar , para isso é bom que a mangueira seja transparente! Se não souber fazer leve no mecanico que ele faz facilmente!
Além disso, por ser mais densa, a água estará na parte de baixo da proveta. Avalie a quantidade de água e de gasolina dentro da proveta. Se a água preencheu 65 ml do tubo, por exemplo, significa dizer que, dentro de 50 ml dessa gasolina, 15 ml é de álcool.
O teste é simples e rápido. É só misturar 50ml de gasolina com 50ml de água com sal. Aí é só mexer o tubo de ensaio e o resultado sai em poucos minutos.
Sair água do escapamento quando o veículo está abastecido com etanol é normal, mas fique de olho nessa quantidade. Se estiver pingando muito, especialmente se o motor estiver ligado há mais de 15 minutos, é forte indício de “álcool molhado”.
A quantidade de etanol não pode ser superior a 25% de gasolina, ou seja, 12,5 ml. Com 50 ml de gasolina e 50 ml de água, se após a mistura, a quantidade de água subir mais do que 12,5 ml, significa que o combustível é adulterado, visto que essa sobra é de etanol.