Quando o trabalhador for contratado por alguma empresa, basta informar o CPF ao empregador e ele conseguirá fazer o registro em carteira. Ao contrário da versão antiga, a digital não apresenta um número específico. O famoso ato de “assinar a carteira” é feito de forma eletrônica pela empresa por meio do eSocial.
O aplicativo da carteira de trabalho digital funciona cruzando as bases de dados do governo com as informações enviadas pela empresa ao eSocial. ... O trabalhador que quiser solicitar a carteira de trabalho digital, deve, primeiramente, realizar um cadastro no portal gov.br.
A carteira de trabalho digital é uma modalidade da CTPS disponível desde 2017. Na prática, ter a carteira digital significa que você não precisa apresentar a carteira física, podendo optar por tê-la através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, mas isso passou a ter validade apenas no ano passado.
Caso você já tenha uma CTPS, você pode usá-la ou então solicitar a emissão de uma CTPS Física mediante agendamento (ligue 158). Em pouco tempo, mesmo nesses casos, você poderá usar a Carteira de Trabalho digital.
Para acessar a Carteira de Trabalho digital, é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Veja como fazer: Informe seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho.
Vá até a opção “extrato completo” dentro da aba FGTS e lá estará registrado o número da sua carteira de trabalho além de vários outros dados referente a esse documento.
O NIS, e números como PIS/PASEP ou NIT, estão nos extratos do FGTS pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. Além disso, é possível encontrá-los online no Portal Meu INSS ou no Cnis.
Como consultar o número do NIT/PIS/PASEP pelo CPF?
Acesse o site do CNIS. No portal do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), acesse a área do Cidadão....2. Descobrir o seu número do NIT