Reformismo é a crença de que através de mudanças graduais e dentro das instituições existentes pode-se mudar fundamentalmente o sistema econômico e as estruturas políticas da sociedade. O reformismo é para ser distinguido de reformas pragmáticas. ...
As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...
Thomas Malthus
Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos. ... Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.
A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida no início do século 20 e baseou-se no Malthusianismo. Os neomalthusianos demonstravam receio em relação ao crescimento acelerado da população nos países desenvolvidos, visto que, para eles, esse crescimento causaria impacto direto na renda per capita do país.
Neomalthusianismo é uma teoria demográfica desenvolvida a partir da reelaboração das ideias do pensador inglês Thomas Malthus (1736-1834). Esta teoria foi criada em meio aos avanços na medicina que proporcionaram uma queda brusca da taxa de mortalidade nos países mais pobres. ...
Resposta. Resposta: a teoria de malthus: o crescimento da população acontece no ritmo geométrico enquanto a produção de alimentos ocorre em ritmo aritmético. Teoria Neomalthusiana: o subdesenvolvimento como decorrência do excessivo número de habitantes da Agricultura manual de baixa produtividade.
A Teoria Neomalthusiana acredita que o motivo do subdesenvolvimento dos países era o aceleramento do crescimento populacional, e com isso, defendiam o uso de métodos contraceptivos. Já a Teoria Reformista, ao contrário da Neomalthusiana, acredita que a causa do crescimento da população é a miséria.
Definição da Teoria Malthusiana O Malthusianismo estabelecia que era preciso realizar a contenção do crescimento populacional, que acometia a população inglesa no século XIX. ... Ou seja, para ele caso não fosse feito um controle desse crescimento a população seria 28 vezes maior que a produção alimentícia.
As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração.
A teoria malthusiana dizia que o ritmo do crescimento populacional era maior do que o ritmo da produção de alimentos,causando assim a fome.As soluções que eles propunham eram:guerras,epidemias e catastrofes naturais.
A Teoria Malthusiana ou malthusianismo é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos. Esta ideia foi criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII, em plena Revolução Industrial.
Thomas Malthus procurou alertar, com sua teoria, sobre os problemas gerados pelo elevado crescimento demográfico mundial. De acordo com sua teoria, seria necessário o controle da natalidade para que não ocorresse, num futuro breve, falta de alimentos e o aumento considerável da fome e da miséria no mundo.
A teoria neomalthusiana e o controle populacional Segundo a teoria neomalthusiana, a expansão populacional é a principal fonte da miséria. ... Segundo essa tese, somente a partir do controle populacional pode-se reduzir o desemprego, a miséria e, por fim, alocar recursos em investimentos que visem a expansão econômica.
A Teoria que adotava métodos contraceptivos como método de contenção do crescimento populacional é a Teoria Neomalthusiana. ... Os Neomalthusianos, por outro lado, não pregavam as mortes e sim o controle das natalidades. E por isso adotaram os métodos contraceptivos como fundamentais para a solução desses problemas.
A concepção cornucopiana assegura que o crescimento populacional pode funcionar como incentivo às inovações tecnológicas na agricultura. De acordo com esta abordagem, o uso das tecnologias pode amenizar e até resolver alguns problemas ambientais.
Segundo Hogan (1991), em seu artigo “Crescimento Demográfico e Meio Ambiente”, sabe-se que a pressão demográfica já foi responsabilizada por todos os males do mundo moderno, tais como: desertificação, fome, esgotamento de recursos, degradação ambiental, etc.
O crescimento populacional afeta diretamente o meio ambiente, o consumo que deveria ocorrer de forma sustentável não está acontecendo como deveria e os recursos naturais básicos como água, ar e alimentos já não são mais tão abundantes como antigamente.
Essas interações se dão pela busca de alimentos, abrigo, reprodução, entre outros. Nesses ambientes naturais o crescimento populacional e a disponibilidade de recursos tende a se equilibrar mantendo o tamanho populacional constante. ... Uma das causas de desequilíbrio ambiental é a poluição.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
A relação é que com o aumento da população gera o aumento de produção de resíduos sólidos,ou seja, se aumentar consideravelmente o número de pessoas de uma determinada região ira aumentar também a produção de resíduos sólidos, pois essa nova "remessa" da população também estará usando alguns objetos sólidos que ...
A tecnologia moderna gera saturação ecossistêmica, poluindo a atmosfera, as águas, os solos causando doenças. Isto se deve ao intensivo usos dos recursos energéticos e a emissão de poluentes. Este processo desestabiliza o meio ambiente.
Os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente são claros e vêm se tornando cada vez mais explícitos. A degradação da fauna e da flora, a degeneração da atmosfera e as mudanças climáticas são alguns dos sintomas do prejuízo que esse desenvolvimento causa.
Resposta. Resposta: Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado esse ciclo fica mais curto para os equipamentos de informática, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente.
Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.
Veja, agora, esses benefícios da tecnologia!