Eletroencefalograma (EEG), arteriografia e doppler transcraniano são comumente utilizados para constatar a morte encefálica. Outros exames também podem ser solicitados pelo médico, considerando a situação clínica e os equipamentos médicos disponíveis na unidade de saúde.
O paciente dorme – geralmente em uma clínica do sono – com sensores colocados na pele, com ajuda de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo para monitorar o exame. Esses sensores detectam as informações necessárias para o diagnóstico da apneia do sono.
O valor de um exame de polissonografia varia entre R$ 700,00 a R$ 1.
Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:
Quanto tempo dura o exame de polissonografia? O procedimento dura, em média, 8 horas. No entanto, dependendo de quanto tempo o paciente costuma dormir, o período pode se alterar.
Confira as indicações do teste que avalia a qualidade do sono e diagnostica distúrbios como a apneia. A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono.
Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono.
Para realizar a polissonografia, são fixados eletrodos no couro cabeludo e no corpo do paciente, além de um sensor no dedo, para que, durante o sono, sejam analisados os parâmetros que permitem detectar as alterações suspeitadas pelo médico.
É realizado por meio de um dispositivo pequeno com poucos acessórios: a cânula no nariz para avaliar a respiração e o ronco, o sensor no dedo para verificar o nível de oxigênio e a frequência cardíaca, e a faixa no tórax para registrar os movimentos da respiração.
A polissonografia é um exame complementar para diagnóstico de distúrbios do sono. Geralmente, o médico solicitante é um profissional que atua na área de sono (Otorrinolaringologista, Pneumologista, Psiquiatra, Neurologista). Entretanto, nada impede de um médico de outra área possa solicitar.
Em geral, a polissonografia é realizada em uma clínica especializada ou em hospitais que possuem a estrutura necessária para o exame. Além desses locais, há também a possibilidade de fazer o exame dentro da casa do paciente - normalmente, como uma opção oferecida pelas próprias clínicas e hospitais.
O Instituto de Otorrino possui um laboratório de sono especializado na realização da Polissonografia, um exame utilizado para diagnosticar distúrbios do sono.
Coloque o equipamento no momento que estiver disposto a deitar para dormir. Ajuste a Cinta Toráxica logo abaixo do osso do peito (esterno) junto as costelas de modo que o sensor possa detectar o movimento do tórax sem causar desconforto. Eleve os braços juntos para confirmar o ajuste.
Clínicas de Polissonografia
A Clínica Polisono é uma das únicas a oferecer este exame na região de Campinas! Para um bom registro são necessárias pelo menos 6 horas de sono.
Avenida República do Líbano, 635,Ibirapuera,São Paulo - SP,
O agendamento das consultas pode ser feito pela Central de Agendamento no telefone (11) 2108-7666. O horário de funcionamento do agendamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
Telefone: 5576-4848 - Voip: 8979 ou 8981 - Agendamento de Consultas.
O agendamento de consultas é realizado pelo telefone 3066-3000, com horário de atendimento das 7 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. O agendamento de consultas de triagem é realizado pelo telefone 3069-7660, com horário de atendimento das 7 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.
Nos finais de semana, feriados e período noturno, o usuário deverá dirigir-se ao Pronto Socorro do Hospital São Paulo identificando-se como funcionário, assim será acionado o Serviço da Rede de Assistência à Saúde que tem um funcionário a disposição das 19h00 às 7h00 para prestar ajuda no atendimento/internação.
De fato, a Escola Paulista de Medicina (EPM), criada em 1933, como instituição privada, incorporou o Hospital São Paulo como seu hospital-escola em 1936. A Lei 2712 de 1956 transformou a EPM em instituição federal, tornando-a pública, e manteve o HSP como uma instituição privada sem fins lucrativos a ela associada.
Em mais de 77 anos de atividades, o Hospital São Paulo sempre esteve à frente de seu tempo, oferecendo o que há de mais avançado em tecnologia, e tornou-se um dos melhores centros formadores de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, ocupando essa posição há mais de 50 anos.
Beneficência Portuguesa de São Paulo
Os melhores hospitais de São Paulo