É também um momento para conhecer a história do nosso país, e como cada um dos momentos são importantes para a constituição da nação brasileira. Objetivos: Incentivar o espírito patriótico nos alunos; ... Conhecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.
7 conteúdos para trabalhar a Independência do Brasil
O início da semana da pátria ocorre em 1 de setembro e vai até o dia 7 de setembro. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil que foi um marco muito importante para o povo brasileiro.
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal.
1 País ou estado em que se nasceu e ao qual se pertence como cidadão; torrão: “– É por isso que o Brasil não vai para adiante. O brasileiro é o maior inimigo de sua pátria” ( LB1 ) .
Transformado em feriado nacional, o dia 7 de Setembro comemora a Independência do Brasil. O ato, oficializado em 1822 pelo então príncipe regente dom Pedro, sagrou a separação do Império de Portugal e consolidou a soberania política e nacional. ... Entenda tudo sobre a data e sua importância para a história do Brasil.
O dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria. De uma história de dominação e controle de uma nação, que por fim ganhou sua independência. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história.
A Independência do Brasil favoreceu grandes proprietários de terras e grandes comerciantes locais. A separação tinha como objetivo preservar a liberdade de comércio e a autonomia administrativa do país, porém o restante da população ficou na mesma situação e a escravidão, infelizmente, continuava.
Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil. D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.
Como em toda nova economia, a carência de capital se tornou um empecilho a ser superado pelo Brasil da época. Foi utilizado, como estratégia, uma política de grande incentivo as exportações, na intenção de alcançar o superavit financeiro (exportar mais do que importar).
A economia do Segundo Reinado foi baseada essencialmente na produção cafeeira, que auxiliou ainda a modernização de parte do Brasil. O Brasil nas primeiras décadas de sua independência sofreu uma grave crise econômica, resultado da decadência da mineração e da produção de açúcar.
café
O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.