A zona condutora ou zona de condução, em fisiologia e no estudo do sistema respiratório, é uma das três zonas funcionais do pulmão responsável por transportar e distribuir ar e sangue às unidades periféricas.
A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.
Conceito. Os objetivos da respiração são prover oxigênio aos tecidos e remover gás carbônico resultante de oxidações celulares (GUYTON; HALL, 2006). O sangue é o elemento intermediário entre as células do organismo e o meio externo, servindo como condutor de gases entre eles.
Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
O trato respiratório é dividido em três seções, sendo a primeira o trato respiratório superior, que é constituído do nariz e cavidades nasais, dos seios paranasais e da faringe. As vias aéreas são a seção média, e incluem a laringe, a traqueia, os brônquios e bronquíolos.
As vias aéreas superiores são formadas pelas: fossas nasais, faringe e laringe. As vias aéreas inferiores são formadas pela: traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Os três últimos localizados nos pulmões.
A via aérea superior pode ser definida como o espaço que se estende do nariz e da boca até a cartilagem cricóide, enquanto a via aérea inferior se refere à árvore traqueobrônquica.
- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.
Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.
Os brônquios primários estão localizados na região posterior aos vasos pulmonares, estando o brônquio esquerdo localizado na região atrás da aorta. Ao entrarem nos pulmões, os brônquios primários ramificam-se em três no pulmão direito e dois no esquerdo.
Os brônquios são ramificações da traqueia que conduzem o ar que respiramos até os dois pulmões existentes, direito e esquerdo. ... Os brônquios são divididos em direito e esquerdo, sendo que o principal direito possui anatomia mais vertical, mais curta e mais larga do que o esquerdo.
Os brônquios originam-se da traqueia, adentram os pulmões e ramificam-se. Essas ramificações lembram uma árvore invertida, por isso são denominadas de árvore brônquica. A árvore brônquica corresponde às vias aéreas inferiores, sendo formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
Quais são os brônquios lobares originados pelo brônquio principal esquerdo? ... Brônquios lobares superior, médio e inferior.
O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.