A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.
Os CAPS I, II e III destinam-se a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, nos quais o uso de álcool e outras drogas é secundário à condição clínica de transtorno mental. Para pacientes cujo principal problema é o uso prejudicial de álcool e outras drogas passam a existir, a partir de 2002, os CAPSad.
Os CAPS Infanto Juvenis são serviços assistenciais comunitários da Rede de Atenção Psicossocial, que atuam como coordenadores e ordenadores da rede de cuidados à saúde mental de crianças e adolescentes em seu território.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil ( CapsI ) realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre 0 e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental de seu município-sede. É voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas.
Devem promover o acolhimento e acompanhamento das pessoas com transtornos mentais graves, objetivando a inserção e participação social, oferecendo também acompanhamento clínico terapêutico, configurando-se como espaço promotor de vida.
A assistência prestada ao paciente no CAPS ad II para pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas inclui as seguintes atividades: a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);
O prefeito Marcus Melo realiza nesta segunda-feira (10/02), às 8 horas, a inauguração do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a entrega das novas instalações do Centro Municipal de Saúde Mental, na rua Doutor Antônio Cândido Vieira, 556, no Centro.
O CAPS AD é um dos dispositivos da RAPS para ado- lescentes usuários de drogas e, no contexto do estudo, esse serviço atende adolescentes usuários de drogas acima de 12 anos. Anterior a essa idade, faz-se o tratamento no CAPSi em conjunto com o CAPS AD.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída pela Portaria MS/GM nº 3.
A Rede é composta por serviços e equipamen- tos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Tera- pêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultu- ra, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).