A metodologia para realização da análise de falhas obedece sete fases:
A análise de falhas é uma ação planejada que visa prevenir e avaliar não conformidades em processos. Portanto, a grosso modo, ela busca identificar a possibilidade de que algo aconteça fora do planejado, reconhecer o que seria esse desvio e levantar insights para tratá-lo.
O Diagrama de Pareto (também chamado de Análise de Pareto) é uma metodologia usada para quantificar e conflitar as causas de um evento com o seu determinado efeito. Usa-se o Diagrama de Pareto na manutenção para conflitar as causas de falhas com o número de paradas de um equipamento.
Significado de Falha substantivo feminino Defeito, ausência de perfeição; em que há erro, incorreção: falha de desenvolvimento. [Por Extensão] Incorreção física; imperfeição moral: falha de caráter. [Por Extensão] O que está faltando em; lacuna: o projeto apresenta falhas.
Entre os profissionais de manutenção e as atividades realizadas no setor, o conceito de falha pode ser definido pela incapacidade de um ativo em desempenhar a sua função. Enquanto a quebra é caracterizada como um estado, a falha é um evento.
A falha pode ser aleatória, gradual, intermitente, parcial ou sistemática. Defeito: Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos. Esses requisitos podem, ou não, ser expressos na forma de uma especificação.
3 - FALHAS OCULTAS Algumas falhas ocorrem de tal modo que não é possível perceber que determinado item está em estado de falha, a menos que uma outra falha ocorra. Assim o conceito de falha oculta se refere a uma função cuja falha não se torna evidente para o operador ou o profissional de manutenção.
A Falha Potencial é o momento em que a falha nasce no ativo. Ela ainda é uma falha em estágio inicial, ela não compromete por completo o funcionamento do equipamento, mas diminui sua performance a cada minuto que se passa.
Falha funcional: Uma falha funcional é caracterizada pela incapacidade de um ativo em realizar as suas funções de projeto. Logo, a falha funcional é um estágio mais avançado em comparação com a falha potencial. Logo, a perda de função a que o ativo foi projetado é uma falha funcional.
Na curva P-F, o desempenho ou condição de um ativo declina ao longo do tempo, levando a falha funcional (isto é, perda de função para a qual se destinava). Desta forma, o objetivo da Curva P-F é determinar o intervalo P-F. Ou seja, o intervalo entre a Falha Potencial e a Falha Funcional.
Uma falha é definida como a perda da função. Uma falha funcional é definida como a incapacidade de qualquer ativo de cumprir uma função, para um padrão de desempenho que é aceitável pelo usuário. Os padrões de desempenho devem ser definidos em conjunto pelos departamentos de engenharia, produção e manutenção.
O RCM – Reliability Centered Maintenance, em português, Manutenção Centrada na Confiabildiade pode ser definida como uma política de manutenção estruturada para selecionar as atividades de manutenção necessárias para manter a disponibilidade e confiabilidade de qualquer processo produtivo, de modo que se reduza ao ...
MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE (MCC) A MCC é um novo método para o planejamento da manutenção industrial que visa racionalizar e sistematizar a definição de tarefas de manutenção, bem como, garantir a confiabilidade e a segurança operacional ao menor custo.
Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu
Um plano de manutenção preventiva é um documento (ou série de documentos) que registram todas as atividades de manutenção preventiva, bem como a sua frequência, periodicidade, localização do equipamento, materiais e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução das atividades.
O primeiro passo para criar um plano de manutenção preventiva é definir um objetivo. Exemplo: reduzir os custos de manutenção ou diminuir o tempo de inatividade de um equipamento.
Efetue o logon no launchpad do SAP Fiori como planejador de serviço. Selecione o app Criar plano de manutenção. Indique o plano de manutenção para Ordem de serviço.
Criação de ordem do cliente em massa
Planejamento nenhum funciona sem um cronograma e é isso que nos traz a este passo a passo para traçar um calendário de manutenção preventiva.
O levantamento da real condição do ativo deve identificar e documentar:
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
A manutenção preventiva industrial visa evitar qualquer tipo de falha e quebras em suas máquinas. Sendo assim, ela não recupera o seu equipamento de alguma falha e sim, os previne para que não apresentem falhas e problemas durante a operação.
Manutenção preditiva pode ser classificada como um tipo de monitoramento de rotina....Em suma, o acompanhamento ou monitoramento das condições pode ser executado de três maneiras distintas.