Page 1
Veja como fazer desenhos em perspectiva com 1 ponto de fuga por meio de um CUBO.
A perspectiva cavaleira é uma projeção cilíndrica oblíqua sobre um plano paralelo a uma das faces principais do objeto. A figura obtida por esta projeção não está conforme à visão, mas à inteligência que temos dos objetos representados, e daí a sua aceitação natural.
Para este tipo de situação existe uma forma de trocarmos o grid (Grade) ortogonal do AutoCAD para um grid isométrico. Ao digitarmos o comando “ds” na linha de comando, iremos abrir a janela “Drafting Settings”, na aba Snap and Grid, basta configurar a opção Grid Snap para Isometric Snap como na imagem abaixo.
Perspectiva axonométrica
Etapas de representação do desenho
A perspectiva isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. ... Desta forma, é possível traçar uma perspectiva isométrica através de uma malha de retas desenhadas a partir de ângulos de 30º.
O Desenho projetivo nada mais é do que um conjunto de desenhos que visam expressar uma determinada situação, ou seja, são vistas, sejam elas ortogonais, seccionadas, croquis, ou qualquer outro tipo de representação que estarão fazendo o seu papel de representação gráfica.
DESENHO NÃO-PROJETIVO – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.
Desenho não-projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem aos desenhos de gráficos, diagramas.. Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e as perspectivas.
O desenho preliminar é a representação gráfica empregada nas etapas intermediárias da elaboração do projeto; essa representação está sujeita a alterações e deve ser correspondente ao projeto básico.
- Desenho Definitivo. Desenho integrante da solução final do projeto, contendo os elementos necessários à sua compreensão de modo a poder servir à execução. Também chamado desenho executivo.
Os cortes, também chamados de vistas seccionais, são desenhos obtidos através da projecção cilíndrica ortogonal (tal qual as vistas ortográficas), considerando que a peça foi seccionada por um plano e a parte da peça localizada entre o observador e o plano secante foi removida, conforme ilustrado na Fig. 1.
A seção de corte é representada através da linha que chamamos de traço ponto idêntica que representa a simetria de um desenho técnico, apenas com a diferença de conter nas extremidades traços mais longos que os demais.
A diferença entre uma seção e um corte está no fato de que no corte representa-se o que está em contato com o plano de corte e o que está além deste em vista e, nas seções, somente se representar a parte da peça efetivamente seccionada.
Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com a peça. Distinguem-se dos cortes por representarem somente a interseção do plano secante com a peça, não englobando aquilo que se encontra além desse plano.
Como fazer corte em planta baixa: passo a passo
Colocar o papel manteiga sobre a planta, observando o sentido do corte já marcado na planta baixa; 2. Desenhar a linha do terreno; 3. Marcar a cota do piso dos ambientes “cortados” e traçar; 4.
3- Como se devem representar janelas que estão acima do plano de corte? A- Devem ser representadas da mesma forma que as janelas cortadas pelo plano a 1,50m de altura, diferenciando-se apenas as linhas que no caso devem ser tracejadas tracejadas.
- As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superior a 1m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1m - as linhas de cota devem estar sempre fora de desenho, salvo em caso de impos- sibilidade - as linhas de chamada devem parar de 2mm a 3mm do ponto dimensionado - as cifras devem ...
Verificado por especialistas. O corte longitudinal é aquele que passa entre a construção de frente para os fundos, e o transversal de uma lateral a outra.
Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.
O tipo de cota utilizado em cortes está descrito na alternativa: c. Verticais. Cotar um desenho significa escrever as medidas reais do objeto, independentemente da escala da qual este for obtido, pois estas serão as medidas reais e finais do objeto após a sua execução, produção e construção.