O principal objetivo da Confederação dos Cariris era a expulsão dos portugueses de suas terras, já que estes queriam se apossar das terras indígenas a fim de explorar e tentar tirar o máximo de riquezas e lucros. ... Sendo assim, como já foi afirmado antes, os índios queriam a expulsão dos portugueses.
Kariri, Kairiri ou quiriri (do tupi kiri'ri, "silencioso") é a designação da principal família de línguas indígenas do sertão do Nordeste do Brasil. Vários grupos locais ou etnias foram ou são referidos como pertencentes ou relacionados a ela.
O Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPILTN, a partir de 1918 apenas SPI) foi criado, a 20 de junho de 1910, pelo Decreto nº 8.
E esse é o principal objetivo da Escola Indígena, levar o conhecimento a essas populações, conhecimento não apenas de nível básico, mas também de nível médio e superior. ... Uma educação de variedades, onde o aluno possa aprender não só a história dos seus antepassados, mas também tudo o que é ensinado na escola regular.
As populações indígenas do mundo preservaram uma vasta quantidade da história cultural da humanidade. Os povos indígenas falam a maioria das línguas mundiais. Herdaram e passaram adiante um rico conhecimento, formas artísticas e tradições religiosas e culturais.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.
Palavras que vêm das línguas indígenas
Veja abaixo as principais características da cultura indígena.
A cultura indígena abarca a produção material e imaterial de inúmeros e distintos povos em todo o mundo. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras.
As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. ... A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas, que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A mistura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo.
O grafismo indígena é uma forma de identificação interna dentro da sua sociedade, além de identificação étnica quando comparada às outras tribo. Algumas características deste tipo de arte são a simetria, formas simples e relacionadas à natureza, sendo, normalmente, feitas pro mulheres.