Como fazer o caseado tradicional Para fazer o ponto caseado, costure formando argolas com a linha. A cada argola formada, basta passar a linha dentro dela e depois puxar.
As agulhas de máquinas são numeradas de acordo com a sua espessura. No Brasil é mais comum se utilizar a numeração americana: 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18. Se você olhar na parte superior da agulha, vai encontrar dois números: por exemplo: 90/14.
Agulha Curva Ideal para tecidos grossos, como almofadas, roupas em geral, sapatos, sofá e também para colocar botões.
Agulhas de costura: é necessário usar uma agulha que espete, já que o bordado livre não costuma ser feito em tecidos com furinhos. As agulhas de costura de número 7 e número 9 são bons investimentos iniciais. Tesourinha de costura: a tesoura será necessária para cortar os fios.
Para passar a linha pela agulha mágica e poder usá-la, devemos começar inserindo o passador de linha na agulha. Assim que conseguirmos, usamos ele para passar a linha, introduzindo-a pelo orifício do passador. Por fim, só temos que esticar a partir da área inferior da agulha mágica até vermos a linha sair.
Uma agulha adequada para bordar é pequena e sem ponta, sendo que os tamanhos variam entrem 22, 24, 26 e 28. Quanto maior for esse número de referência, o tamanho físico da agulha será menor. Use agulhas apropriadas ao tecido escolhido. Agulhas grandes demais podem prejudicar a trama e empobrecer o trabalho.
Materiais necessários para bordar ponto cruz
Materiais necessários para começar a bordar! Bastidor, corte de tecido de algodão cru, agulhas número 7, tesoura, linhas de meada, fita crepe, carbono e lápis (crédito da foto: reprodução Facebook Clube do Bordado)
étamine
Etamine - Tecido Para Bordar Ponto Cruz.
Algodão cru: esse é considerado o melhor tecido para fazer o bordado livre, pois não possui elastano e é resistente. Por ser mais fácil de lidar, o algodão cru é indicado para iniciantes. Contudo, se você não tiver esse tecido em casa, também são indicados linho, tricoline e cambraia para o bordado livre.
Quais são os tecidos para este tipo de bordado ? Preferencialmente no algodão cru de qualidade, mas pode ser bordado também nos tecidos oxford, popeline, linho, linhão, ou tergal, pano de prato e etc.
Passo 1 – Comece cortando a antena de TV, o cano mais longo deverá ter 18 cm e o cano mais curto o tamanho da caneta. Passo 2 – Aplique a cola instantânea no pedaço do cabo de antena cortado mais curto. A ponta do cabo da antena deverá ser lixado com uma lixa mais resistente.
Materiais para bordar ponto russo Tecido: o tecido vai variar conforme a utilidade que você quer dar ao bordado. Os mais utilizados são: tergal, cetim grosso, brim, linho tergalizado, jeans, gabardine grosso, oxford, lonita, cânhamo grosso, algodão fechado, etamine e toalhas para pintura.
O ponto russo, como o próprio nome diz, é uma técnica de bordado que surgiu na Rússia e logo se expandiu para o resto do mundo. Consiste em um bordado feito com uma agulha especial e diversos tipos de linha. Seu diferencial é o resultado final: as peças ficam com acabamento em alto relevo!
No momento de bordar ponto russo em étamine, é importante que a agulha mágica fique sempre à 90° do tecido. Isso é muito importante para que o ponto saia corretamente. Além disso, abertura da agulha deve ser mantida sempre para a frente, para o lado em que iremos bordar.