A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
A Secção Transversal Tubular Retangular é um cálculo bastante importante e usual para os engenheiros civis. Ainda assim, a sua fórmula de cálculo complexa faz com que encontrar o resultado pretendido seja uma tarefa morosa.
Espaçamento mínimo entre barras longitudinais no detalhamento. Da mesma forma, outro ponto que devemos nos atentar ao detalhar uma seção transversal de uma viga é o espaçamento mínimo entre as barras longitudinais. Na imagem abaixo, são apresentados os espaçamentos horizontais e verticais mínimos.
A altura útil, que é usada para o dimensionamento de blocos, pode ser estimada como um fator ou como subtraendo. ... a = altura do bloco; b = extensão da entrada da estaca no bloco; c = cobrimento definido.
Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.
De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.
Para calcular ferragem para viga aérea, ou seja a quantidade de barras de aço necessária para fazer as armações, é necessário calcular a metragem linear por tipo e diâmetro e depois dividir por 12, que é o tamanho padrão das barras de aço.