Diante disso, ter em mãos um vasto leque de exemplos de atividades para EAD pode ser de grande ajuda....5 exemplos de atividades para EAD: dinamize o aprendizado!
4 dicas para produzir aulas online de sucesso
Como fazer um plano de aula remota
Como é a metodologia da condução de um curso EaD?
Desde as mais tradicionais como a leitura, até aquelas consideradas mais inovadoras, como os recursos visuais, sonoros ou performáticos. A metodologia de ensino guiará então os educadores neste processo – podendo indicar formas de ensino e até mesmo os recursos de aprendizagem, como dissemos.
4 metodologias ativas para aplicar em sala de aula
O SURGIMENTO DO CONCEITO DE METODOLOGIAS ATIVAS Freire, Dewey, Knowles, Rogers, Vygotsky não citam o termo, mas defendiam a aplicação de tais princípios. Se formos mais longe ainda, a filosofia socrática (século V a.C) já buscava ativar os ouvintes através de um método interrogativo.
A metodologia do ensino ativo transforma a sala de aula em um ambiente mais agradável e enriquecedor para o aluno, despertando seu interesse e motivando sua participação. A metodologia consiste em tornar a aula colaborativa, de forma que o conhecimento é construído a partir do histórico compartilhado pela sala.
Alguns princípios sugeridos por Barnes (1989) para a aprendizagem ativa: Propósito: a relevância da tarefa para as preocupações dos alunos. Reflexivo: reflexão dos alunos sobre o significado do que é aprendido. Negociado: negociação de metas e métodos de aprendizagem entre estudantes e professores.
O que são as metodologias ativas? ... Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
A principal vantagem de utilizar uma metodologia ativa de ensino em sala de aula é estimular o desenvolvimento de cada aluno como pessoa, cidadão e profissional. Para isso, o professor oferece maior liberdade e autonomia para que o estudante desenvolva suas habilidades e percepções sobre o mundo ao seu redor.
As metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, esses métodos também fortalecem a autonomia, confiança e criatividade. Os estudantes podem pensar fora da caixa e ainda aprender a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade.