Dessa maneira percebe-se que a operação inversa da divisão é a multiplicação.
Para algumas situações do nosso dia a dia podemos perceber que há ações inversas, por exemplo, subir e descer uma escada, dormir e acordar, abrir e fechar uma porta, entre outras. Na matemática isso também acontece, já que para cada operação temos uma operação inversa.
É a operação contrário do que está sendo feito. Por exemplo, adição é a operação inversa de subtração; multiplicação eh a operação inversa de divisão, etc.
O logaritmo é uma operação inversa da potenciação (ou exponenciação), mas não como a radiciação, que permite expressar a base da potência. Logaritmos invertem a potenciação, expressando o expoente da potência.
A radiciação é a sexta operação básica. Assim como a subtração é a operação inversa da adição e a divisão, da multiplicação, a radiciação é a operação inversa da potenciação. A classe mais conhecida é a raiz quadrada.
Consequência da definição dos logaritmos O logaritmo de qualquer base, cujo logaritmando seja igual a 1, o resultado será igual a 0, ou seja, loga 1 = 0. Por exemplo, log9 1 = 0, pois 90 =1.