Alimentação na Idade Contemporânea 1789-.... ... Por muitos séculos, os métodos de conservação de alimentos se limitaram à secagem ao sol, à defumação, à salgadura e à utilização do vinagre e do açúcar. Essas técnicas, além de implicarem perda do sabor original dos alimentos, destituíam-nos de seu valor nutritivo.
No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.
As pessoas conservavam os alimentos antes da invenção da geladeira por meio do uso do sal, por exemplo, que era parte do pagamento dos soldados romanos. ... A produção de alimentos secos (sem água), tal como de pães, acabava por dar maior vida útil aos alimentos.
A alimentação que Henrique Soares Carneiro, pesquisador em História da Alimentação e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), considera ideal hoje em dia é aquela em que prevaleçam os alimentos frescos da horta, como legumes e frutas, e que contenha menos carboidratos e pouca carne.
Prato sem cor: menos de 40% dos jovens incluem verduras e hortaliças nas refeições, que acabam pobres em micronutrientes e ricas em carboidratos e gordura. Doçura demais: enquanto 40% dos jovens comem algum doce todo dia, menos de 20% ingerem frutas, que têm açúcar natural, vitaminas, minerais e fibras.
Acompanhe nossas dicas para viver uma rotina saudável todos os dias....Pratique exercício físico
Por conta dos aumentos reais no nível de renda das famílias nas últimas décadas, sobretudo as de baixa renda, a participação de produtos prontos para consumo aumentou inclusive entre as camadas mais pobres da população brasileira, mesmo se esses produtos ainda são relativamente mais caros do que alimentos in natura ou ...
Impactos da má alimentação no organismo O consumo de alimentos industrializados traz uma sobra de energia calórica e pouca nutrição ao organismo. Consumir vários desses alimentos potencializa os efeitos ao corpo provocando inflamação e obesidade.
Além de possuir uma composição nutricional desbalanceada e favorecer o consumo excessivo de calorias, esse tipo de alimento tem efeitos de longo prazo sobre a saúde - favorecendo as doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer -, e também cumulativos, decorrentes da exposição a vários aditivos nem sempre bem ...
Evitar alimentos processados é uma das melhores mudanças alimentares que você pode fazer pela sua saúde. Em substituição, dê preferência a alimentos naturais: frutas, verduras, carnes magras, ovos, leguminosas, farinhas integrais, fibras, leite e derivados naturais sem conservantes. Descasque mais, embale menos!
Alimentos processados São os casos das conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito), compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, sardinha e atum em latinha, queijos feitos com leite, sal e coalho e pães feitos de farinha, fermento e sal.