Por definição, o grau em dioptria é o inverso da distancia focal em metros. Uma lente convergente de 2 graus tem por uma distancia de 0,5 metros o equivalente a 50 centimentros.
A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.
O que se costuma chamar de “grau” de uma lente se denomina, em Física, dioptria, que é o inverso da distância focal de uma lente, medida em metros. Assim, uma lente de 4 graus é, a rigor, uma lente de 4 dioptrias, cuja distância focal é de: Dados: C = 4 m
A vergência de uma lente cuja distância focal é 50 cm equivale a 2 dioptrias. Nas lentes esféricas temos dois focos que são foco principal objeto e foco principal imagem.
Podemos encontrar lentes de diversos materiais, como vidro ou acrílico. Geralmente essas lentes são encontradas nos óculos, e o meio ambiente é o ar. No entanto, pode-se usar outro meio que não seja exatamente o ar.
Conhecendo-se a distância entre o objeto e o plano central da lente (o) e a distância entre a imagem e esse mesmo plano (i), conforme mostra a Figura 2, a distância focal (f) pode ser calculada através da expressão (1): 1 1 1 f i o = + .
A receita de um oftalmologista indica para o olho direito uma lente de -2,5 di e para o olho esquerdo uma lente de +1,2 di. a) Qual o defeito de visão de cada olho? ... (PUC-RS) Quando um oculista receita uma lente de +2,0 dioptrias, isso significa lente convergente de distância focal igual a: a) 0,1 m.
Na Física, a vergência (V) determina a capacidade das lentes esféricas de convergir ou divergir a luz. Assim, quanto maior for o desvio sofrido pelos raios de luz ao atravessar uma lente, maior será sua vergência. Também chamada de convergência, a vergência é definida pelo inverso do foco de uma lente esférica.
Uma lente possui um par de focos principais: foco principal objeto (F) e foco principal imagem (F'). Ambos localizam-se a sobre o eixo principal e são simétricos em relação à lente, ou seja, a distância OF é igual a distância OF'.
As lentes divergentes e convergentes são objetos fabricados com um pedaço sólido de vidro com superfícies curvas, que seguem uma curva circular. Dessa forma, quando os raios de luz chegam até a lente, eles podem convergir (lente convergente) ou divergir (lente divergente).
Eixo principal: reta comum ao centro de curvatura e o vértice; Eixo secundário: qualquer outra reta que passe pelo centro de curvatura.
Reflexão - Introdução / Raios Notáveis
Raios notáveis são aqueles em que nós conhecemos os seus comportamentos de reflexão. Temos então quatro raios incidentes que conhecemos o comportamento: 1º Todo o raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal é reflectido na direcção do foco do espelho.
Com isso, observa-se que as características da imagem formada pelo espelho côncavo é real, menor e invertida. A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.
Propriedades dos espelhos esféricos
A distância do vértice ao centro de curvatura é o raio de curvatura da superfície.
Ao contrário dos espelhos planos, os espelhos esféricos formam imagens de tamanhos diferentes do tamanho do objeto. Enquanto o espelho convexo forma imagens sempre menores que o objeto, o espelho côncavo forma imagens de diferente tamanhos, dependendo da posição em que o objeto é colocada sobre o seu eixo.