Manometria esofágica é o exame diagnóstico preferido para acalasia. Esse exame mostra relaxamento incompleto do EEI com uma média de pressão integrada de relaxamento ≥ 15 e 100% de peristaltismo falho.
Causas de acalasia A acalasia é o resultado de uma disfunção dos nervos (a denominada denervação) que controlam as contrações rítmicas do esôfago. Geralmente, a causa dessa denervação é desconhecida, mas suspeita-se de causas virais e autoimunes.
Complicações possíveis É importante destacar que a gastroparesia pode estar por trás da doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento com inibidores de bomba protônica. Outras complicações incluem a desidratação, desnutrição e hipoglicemia (em paciente com diabetes mellitus).
Introdução: A acalásia idiopática do esôfago (AIE) é uma doença inflamatória de causa desconhecida, caracterizada por aperistalse do corpo do esôfago e falha do relaxamento do esfíncter esofágico inferior em resposta às deglutições, com consequente disfagia, podendo evoluir com desnutrição.
Trata-se de um comprometimento do músculo liso da parede do trato gastrintestinal, resultando em atrofia e esclerose dos dois terços distais do esôfago. Como consequência, há aperistalse ou contrações de baixa amplitude no esôfago distal, associada a uma pressão baixa ou ausente no EEI.
O exame é realizado por tração da sonda do estômago, passando lentamente pelo esfíncter inferior do esôfago até o corpo esofageano. No corpo do esôfago o peristaltismo (contração esofágica) é avaliado por meio da análise dos complexos de deglutição, desencadeados pela ingestão de pequenos volumes de água (5 ml).
Disfagia esofágica Disfagia esofagiana consiste na dificuldade da passagem do alimento pelo esôfago. Pode resultar de obstrução mecânica ou distúrbio motor ( Algumas causas de disfagia esofágica).
O efeito mecânico da peristalse esofágica é uma onda que esvazia o esôfago da sua extremidade proximal até sua extremidade distal. O relaxamento do EEI ocorre em resposta à deglutição, podendo também ocorrer em resposta à distensão do esôfago (peristaltismo secundário), ou até mesmo na ausência de peristalse.