5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola
Retomando a obra de Antonio Carlos Gomes da Costa, a ideia central do protagonismo juvenil é modificar gradualmente a relação de dependência entre aluno e professor (em que apenas o professor define e orienta as ações) para uma relação colaborativa e, eventualmente, de autonomia do jovem estudante.
Aluno protagonista é o conceito no qual o estudante desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Ele não apenas absorve conteúdos, mas também agrega. Pesquisa informações, expõe ideias, debate, cria.
O protagonista é aquele que assume as rédeas da sua vida e da sua carreira, são pessoas conscientes do seu papel de transformar e impactar a partir do seu trabalho e do ambiente que convive. Protagonistas sabem explorar oportunidades, não ficam na zona de conforto e enfrentam seus medos.
Uma das práticas possíveis é desenvolver oficinas que possibilitem os estudantes a experienciar os sentidos e as capacidades físicas em sala de aula. Nessas atividades, o objetivo é instigar os alunos a, além de buscar autoconhecimento, cooperarem e dialogarem.
O protagonismo dos alunos segundo a BNCC A BNCC defende a aplicação dos conhecimentos na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante, tanto em sua aprendizagem como na construção de seu projeto de vida.
O personagem protagonista possui traços e características como:
A expressão “protagonismo juvenil” está ganhando mais espaço e repercussão em nossa sociedade. ... Em outras palavras, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo e colaborar com um presente e também um futuro mais justo.
Numa fase de tantas pressões e conflitos, também é possível se importar com a sociedade, embora nem todos os jovens percebam o potencial que têm em suas mãos. ... Ou seja, o objetivo do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos cidadãos atuantes em nossa sociedade.