O Segundo Triunvirato de Roma foi uma aliança formada entre três líderes: Otávio – herdeiro de Júlio César, Emílio Lépido e Marco Antônio. A nova aliança foi reconhecida oficialmente pelo senado romano em 43 a.C. e tinha como principal foco combater os responsáveis pelo assassinato de Júlio César, especialmente Brutus.
A derrota de Marco Antônio para Otávio marcou o fim do segundo triunvirato e o início do Império em Roma. Otávio acumulou os títulos de príncipe (primeiro cidadão de Roma), augusto (divino), imperador, sumo pontífice (chefe da religião) e tribuno da plebe vitalício.
Resumo sobre o Primeiro Triunvirato Primeiro Triunvirato foi a aliança política entre Júlio César, Crasso e Pompeu, o que reforçou o poder militar sobre Roma. Com as mortes de Júlia, filha de Júlio César e esposa de Pompeu, e de Crasso, em combate no Oriente, a aliança foi rompida e o Primeiro Triunvirato acabou.
Durante o último século da República romana, os generais do exército passaram a ter um prestígio e um poder político cada vez maiores. Porém, várias crises políticas forma conhecidas. Para tentar sanar essas crises, foram criados os triunviratos, palavra que significa poder de três pessoas.
O Primeiro Triunvirato de Roma foi uma aliança estabelecida em 60 a.C., durante o período republicano, entre três importantes líderes: Júlio César, então eleito cônsul; Pompeu, o Grande, importante líder militar e bem quisto pelos cidadãos por suas conquistas; e Licínio Crasso, que concentrava riquezas, mas não tinha ...
O Primeiro Triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 60 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso, que haveria de se prolongar até 53 a.C..
535 a.C. a 509 a.C. 535 a.C. Lúcio Tarquínio Soberbo (em latim Lucius Tarquinius Superbus; 535 — 496 a.C.), conhecido como Tarquínio, o Soberbo , foi o último rei de Roma e o terceiro dos reis Tarquínios. Reinou de 535 a.C. até 509 a.C..
28 de setembro de 48 a.C.
Em vez de cair sob o domínio de Otaviano, Cleópatra se suicidou em 12 de agosto de 30 a.C., possivelmente por uma víbora-áspide, uma cobra egípcia venenosa e símbolo da realeza divina. Otaviano, então, executou seu filho Cesário, anexou o Egito ao Império Romano e usou o tesouro de Cleópatra para pagar seus veteranos.
O scutum era oval, com pelo menos 2 metros de diâmetro. Era composto de 3 lâminas de madeira sobrepostas, com reforços de ferro no centro e de bronze nas bordas, além do acabamento com feltro (lã) e couro na parte interna.