A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável pela proteção, regulação da temperatura e sensibilidade do organismo. Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.
Importante papel nas respostas imunitárias do organismo. Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Na pele são observadas várias estruturas anexas: os pêlos, as unhas e as glândulas. Os pêlos se originam no folículo piloso e estão distribuídos por quase todo o corpo. Têm a função de proteção, restringem a dispersão de calor.
Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.
O sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos. Ele atua para evitar a perda de água, impedir a entrada de micro-organismos, garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, proporcionar a percepção sensorial, além de estar relacionado com a termorregulação e a secreção de substâncias como suor e sebo.
O sistema tegumentar humano é formado pela pele e seus anexos: glândulas sebáceas, sudoríferas e mamárias, pelos e unhas.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
Camada basal (ou stratum basale): A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
A principal função dos queratinócitos é produzir queratina, uma proteína fibrosa que faz, por exemplo, da epiderme uma camada protetora. Finamente ligados uns aos outros por desmossomas, os queratinócitos formam-se na camada mais profunda da epiderme a partir de células que se encontram sempre em divisão.
A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células córneas, achatadas e secas. Este processo é importante para a função protetora da pele.
Significado de Queratinização substantivo feminino [Fisiologia] Transformação das células das camadas profundas da epiderme em células da camada córnea superficial, ricas em queratina.
A queratina é uma proteína estrutural porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo.
As tonofibrilas são estruturas proteicas citoplasmáticas que se encontram nos tecidos epiteliais, que convergem em desmossomas e hemidesmossomas. As tonofibrilas estão formadas por tonofilamentos, os quais são um tipo de filamento intermédio do citoesqueleto.
O desmossomo, também chamado de mácula de adesão, é uma junção que apresenta a função de ancoragem, permitindo, portanto, que uma célula fique aderida a outra. Ele apresenta-se como uma estrutura em forma de disco, que é observada em uma célula e na adjacente a ela.
Ceramidas são sintetizadas e transformadas no processo de diferenciação de queratinócitos. Sua síntese envolve precursores de ceramidas e várias enzimas como a serina palmitoiltransferase. Componentes que podem aumentar a atividade dessas enzimas aumentam o nível de ceramidas no estrato córneo.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.