Baseado nesse fator de conversão, divida a quantidade de gramas de proteína por dia por 6,25 para obter gramas de nitrogênio. Por exemplo, um paciente recebendo 100 g de proteína por dia está recebendo 16 g de nitrogênio (100 g / 6.
3) Balanço nitrogenado positivo: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é maior que o excretado. Ex.: crianças (fase de crescimento), gestantes, treino de musculação com o objetivo de hipertrofia muscular, etc.
A recomendação proteica de 1,5 a 2,0 gramas/kg peso corporal/dia para praticantes de atividade física, com o objetivo de manter balanço nitrogenado positivo, evitar o catabolismo de proteínas e melhorar a recuperação, é indicada para indivíduos: A. idosos em condicionamento físico.
A avaliação do status nutricional do paciente crítico pode ser realizada também através do balanço nitrogenado (permite diferenciar estados anabólicos e catabólicos). O balanço nitrogenado é obtido pela diferença entre o aporte de nitrogênio e sua excreção.
Os valores obtidos são correlacionados aos valores padrão (tabela), por meio da fórmula: PCT% = PCT do paciente X 100 / PCT padrão.
Para avaliar a oferta de calorias não-proteicas utilizou-se a fórmula: calorias não-proteicas por grama de nitrogênio (kcal não proteica/g N) = (kcal de lipídeos + kcal de carboi- dratos) ÷ (grama total de proteína ÷ 6,25), considerando Page 3 Rev Bras Nutr Clin 2015; 30 (1): Lins NF et al. que 1g de N = 6,25g ...
O NDPcal é o valor da proteína bruta multiplicado pelos fatores propostos na legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo que esse percentual proteico calórico deve ser no mínimo 6% e no máximo 10%, em qualquer tipo de atividade, o que garantirá o bom aproveitamento das proteínas para funções mais nobres ...
Absorção lipídica Os ácidos graxos de cadeia curta podem ser absorvidos no estômago, embora a maior parte da absorção de gorduras ocorra apenas no intestino delgado . Uma vez que os triglicerídeos são decompostos a ácidos graxos e glicerol eles se agregam, juntamente com o colesterol, em estruturas chamadas micelas .
Os lípidos mais comuns na dieta de um indivíduo são os triglicerídeos, pequenas quantidades de fosfolípidos, colesterol e ésteres de colesterol. A digestão de quase todos os lípidos (lipólise) inicia-se no intestino delgado, com exceção da gordura da manteiga, que é digerida no estômago pela tributirase.
O pâncreas secreta o suco pancreático. Quando o alimento chega ao estômago, as enzimas deste suco são estimuladas e secretadas. O suco pancreático possui enzimas que digerem as proteínas, os carboidratos e as gorduras.