Coloque uma faixa por trás do seu pé esquerdo e segurando a faixa com as duas mãos erga a perna esquerda o mais alto que conseguir sem dobrar os joelhos. Mantenha a perna que está com a faixa, bem esticada, sem dobrar o joelho. Você sentirá a parte de trás de sua coxa sendo esticada.
Parte interna da coxa. Fique agachado com as pernas juntas e depois estique uma das pernas para o lado, como mostra a imagem. Mantendo as costas direitas, fique nessa posição entre 30 segundo a 1 minuto e depois faça o mesmo alongamento para a outra perna.
Tratamento da distensão muscular da coxa O uso de muletas pode ser indicado de acordo com a intensidade da dor. O uso de anti-inflamatórios por curto período (até 3 dias) também deve ser considerado. A fisioterapia deve ser iniciada assim que possível.
“Exercícios complementares à corrida são muito importantes. Não apenas os que servem para fortalecer os isquiotibiais, mas também, os que trabalham a musculatura dos glúteos, abdômen e lombar“, endossa o fisioterapeuta Thiago Medeiros. “O fortalecimento muscular e o treino da modalidade devem caminhar juntos.
Tire um minuto para respirar lenta e profundamente. Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão. Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.
Alternar entre compressas frias e quentes no local da dor também é uma opção para aliviar as dores musculares, pois enquanto que o gelo é capaz de diminuir a dor e o inchaço local, a compressa quente consegue relaxar o músculo. Saiba quando usar a compressa fria ou quente.
Faça massagens regulares Os movimentos devem ser sempre circulares, de baixo para cima e sem pressionar demais as pernas. O uso de uma luva esfoliante (bucha) também é muito útil para remover células mortas e melhorar a circulação.