A romã é uma pequena árvore ou arbusto decíduo, com folhas estreitas e oblongas, flores vermelhas em forma de trombeta e grandes frutos vermelhos redondos. Estes são cobertos por um pericarpo duro e contêm um grande número de sementes, cada uma coberta por um saboroso arilo vermelho.
Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. ... Na Idade Média, a romã era, frequentemente, considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países.
A sua casca, dura e resistente, representa a Loja em si, o templo material que abriga os Irmãos reunidos. As sementes representam os Irmãos, a semente não é exatamente igual à outra, em tamanho e formato, mas o paladar de todas é invariavelmente idêntico.
Romãs são indicadores de sexo, poder, riqueza e atração. Enquanto podem ser um bom sinal, muitas vezes Romãs são um presságio de ir além de seu próprio alcance ou querer muito e por causa disso eles também podem ser indicativos de excesso de indulgência ou suspeita. ...
O grande número de grãos que a romã possui e sua propriedade afrodisíaca, fez com que a mesma fosse considerada, na simbologia popular, como sendo a representante da fecundidade e da riqueza. Este, talvez, seja o significado mais correto para as Romãs colocadas sobre as colunas de Salomão.
A raiz é superficial e pode alcançar grandes distâncias. A planta dá origem a rebentos vigorosos que devem ser eliminados, deixando apenas os mais fortes (ou apenas um). As folhas são opostas e lisas com pecíolos curtos.
CULTIVO. A romã gosta de sol, direto, solo fértil não tolera sombreamento ou encharcamento. Lembre-se de adubar no começo da primavera e do outono com a adubação para estimular a frutificação e no começo do verão, a adubação pós floração.
Regas - Para não errar, o melhor método é colocar o dedo no vaso e sentir se a terra está molhada. Caso ela esteja úmida, não há a necessidade de novas regas. Caso contrário, elas estão liberadas. Podas - ter uma planta frutífera em casa significa necessariamente trabalhar com poda.
A maioria dos pés de romã se adapta ao solo onde for plantada, contanto que tenha boa drenagem. Proteja o pé de romã de ventos e da umidade intensa. Plante a romãzeira em um lugar quente, seco e que seja parcialmente protegido de ventos fortes. Evite plantá-la numa área muito úmida, abafada e escura do jardim.
Corte os sugadores o mais próximo possível da raiz com uma tesoura de poda. Talvez seja preciso cavar o solo da árvore para alcançar a sua base. Utilize uma tesoura de poda para cortar os ramos epicórmicos o mais próximo possível do tronco.
O solo ideal para receber a planta deve ser rico em matéria orgânica e com boa retenção de umidade, porém nunca encharcado.
Produção Os primeiros frutos começam a surgir a partir de um ano e meio após o plantio. Em geral, o período de frutificação aqui ocorre entre setembro e novembro, apesar de depender da região onde a amoreira estiver plantada.
Faça uma poda mínima para garantir uma abundância de frutos.
O Bonsai de Amoreira deve ser regado somente quando a terra do vaso estiver quase seca. Mas atenção: se a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20 °C, a planta precisa ser regada todos os dias. Alimentação: A Amoreira deve ser adubada da primavera ao verão, e não durante o inverno.
Preparação do solo: Subsolagem e gradagem a nível superficial (30 cm), incorporando matéria orgânica e calcário (caso seja necessário). Data de plantação/sementeira: Princípio do outono ou início da primavera. Tipo de plantação/sementeira: Por estacas, que enraízam sem cortar da planta mãe. Profundidade: 60 cm.
Cultivar feito por sementes. O cultivo da amora ébano deve ser feito em solo fértil e bem drenados. Em locais de pleno sol ou semissombra. Exige podas de limpeza e eliminação dos ramos que produziram durante o ano e desponte das hastes para forçar as novas brotações (ramos de produção da próxima safra).
Em um mesmo pé da fruta é possível encontrar a amora madura, pronta para ser colhida. Além de flores, um sinal de que mais frutas estão por vir. Por esse motivo, a colheita da amora começa em outubro e vai até dezembro. Para colher, é preciso ter delicadeza.
A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além disso, é rica em minerais e ferro, substâncias essenciais para a boa circulação sanguínea.