A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos.
O período de incubação é entre uma e quatro semanas e a infecção pode ser assintomática. O diagnóstico é feito via exame de fezes ou, em casos raros, biópsia de material duodenal.
O vetor causador da doença pode se apresentar de duas maneiras: cistos e trofozoítos (estágio adulto do protozoário). Eles são resistentes e não morrem com os ácidos liberados pelo estômago. Assim, chegam ao intestino delgado.
Tem mais depois da publicidade ;) A Giardia pode ser encontrada na forma de cisto ou trofozoíto, sendo que a forma de cisto é a infectante. A transmissão ocorre via fecal-oral através da ingestão de água ou alimento contaminado.
Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos.
Outro protozoário parasita do ser humano, o maior responsável por casos de diarréia em crianças, que pode até mesmo provocar retardo no desenvolvimento, é a Giardia lamblia , causadora da giardíase. Diferente das amebas, essa espécie se locomove por meio de estruturas especializadas em forma de chicote, os flagelos.
Preto: as fezes negras são um efeito colateral surpreendentemente comum e podem ser causadas desde uma noite de ingestão de alcaçuz preto e cerveja Guinness, ao regime de suplementos de ferro, à ingestão de grandes quantidades de subsalicilato de bismuto, também conhecido como Pepto-Bismol.
O muco intestinal é uma secreção gelatinosa, branca ou amarelada, produzida naturalmente pelo intestino (cólon) a fim de lubrificar e proteger o trajeto das fezes e facilitar sua eliminação.
Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.
FEZES EM PEDAÇOS ESFARRAPADOS OU ESFARELANDO Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços. Nestes casos, as pessoas percebem as fezes esfareladas, cocô mole ou fezes com pedaços de alimentos.
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, sendo semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.
Quando falamos de doenças gastrointestinais, estamos falando desde condições mais corriqueiras, como prisão de ventre, gases, indigestão, refluxo gastroesofágico e gastrite, até as mais raras, a exemplo da doença de Crohn.
As causas mais comuns nas doenças gastrointestinais são: má alimentação, estresse, sedentarismo, obesidade, alcoolismo, tabagismo, inclusive uso de anti-inflamatórios, assim como em outros tipos de patologias.
O tratamento geralmente consiste em atenuar os sintomas com repouso, hidratação e uma alimentação adequada. No entanto, dependendo da causa, pode ser necessário tomar um antibiótico, se a infecção for por bactéria, ou um antiparasitário se for por vermes.