A atenção básica também envolve outras iniciativas, como: as Equipes de Consultórios de Rua, que atendem pessoas em situação de rua; o Programa Melhor em Casa, de atendimento domiciliar; o Programa Brasil Sorridente, de saúde bucal; o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que busca alternativas para ...
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte ...
Da Atenção Básica É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da uni- versalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Diretrizes: regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.
A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.
Os princípios que orientam esta política afirmam a garantia do direito à vida e à saúde, o acesso universal de todas as crianças à saúde, a equidade, a integralidade do cuidado, a humanização da atenção e a gestão participativa.
Desde sua criação, o SUS segue alguns princípios fundamentais, que obedecem às diretrizes do Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, que preveem a universalidade, a integralidade e a equidade no acesso à saúde2.
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Assinale quais são os dois programas que se referem à atenção primária, os quais foram propostos na década de 1990: a. Programa de Saúde da Família (PSF) b. Programa de Tuberculose.
6 programas de saúde pública do Brasil considerados referência no mundo
Média Complexidade: Pacientes com 12 horas diárias de cuidados de enfermagem; Baixa Complexidade: Pacientes com 6 horas diárias de cuidados de enfermagem; Ventilação Mecânica: Pacientes que dependem de ventilação mecânica.
A Atenção Básica também chamada de Baixa Complexidade, divide atenções com a Média e com a Alta Complexidade. É, também, é o maior e mais importante dos departamentos funcionais do SUS e o que tem recebido o maior montante de investimento pelo Governo Federal, principalmente por atuar em setores de promoção de saúde.