O branco é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar. Quando esses raios de luz chegam até nossos olhos ao mesmo tempo, enxergamos a cor branca.
As cores diferentes que vemos no dia a dia são obtidas a partir da mistura diferenciada das cores básicas. Vejamos na figura abaixo as cores que adquirimos ao somarmos as cores primárias: Podemos encontrar fontes de luz que não emitem as cores básicas.
Luz: A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.
Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.
O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris – o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. ... Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores.
Durante o dia, o céu apresenta-se na cor azul, mas, no entardecer, passa a ter coloração avermelhada. Isso acontece porque as moléculas do ar, quando atingidas pela luz solar, espalham com grande intensidade as cores azul e violeta, no entanto, o olho humano é pouco sensível à cor violeta.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. ... Assim, ele dispersa essa cor! O fenômeno é chamado na física de espalhamento.
A luz do Sol que vemos no céu parece branca, mas, na verdade, essa cor branca é formada pela união de todas as cores do arco-íris. Isso pode ser visto na figura a seguir, em que a luz branca passa por um prisma e ocorre a sua decomposição nas seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
azul