A civilização europeia estava saindo da Idade Média e iniciando a Idade Moderna, enfrentavam problemas por causa da crise do feudalismo e sentiram a necessidade de expandir seu mercado, a partir daí começava a expansão marítima e comercial daquele continente.
Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Livres dos sarracenos, o comércio foi vantajoso, cujos lucros cobriram várias vezes os custos da viajem.
Portugal foi o primeiro país a fazer a expansão marítima comercial por ter amplos conhecimentos de navegação, estrutura estatal adequada e posição geográfica favorável. ... Além disto, por ter se unificado cedo, Portugal era capaz de fazer investimentos que os demais países europeus não podiam fazer.
No século XIV, ao tornar-se o primeiro Estado moderno da Europa com o apoio de sua burguesia mercantil, Portugal reunia condições necessárias para entrar na grande aventura da expansão marítima.
Portugal foi o primeiro país a a se lançar às Grandes Navegações pq possuia uma posição geográfica privilegiada em relação ao Atlântico. Possuia condições técnicas para a expansão marítima, desenvolvidas desde o governo de D. ... Henrique, em Sagres, sul de Portugal. Possuia um grupo mercantil próspero e ávido de lucros.
Resposta: As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI.
processo histórico é representado por acontecimentos, cada fato é a seqüência ou sucessão, do que já ocorreu. O processo histórico se transforma, deixa de ser equilibrado, com as mudanças qualitativas, é um período de transição onde as transformações acontecem rapidamente, mudando o caráter.
portugueses
As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...
Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.