Adubação verde, sideração ou plantio verde é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio. O aumento da presença de nitrogênio no solo favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.
A adubação verde minimiza a acidez do solo praticada pelos adubos nitrogenados, pois há uma redução ou eliminação na aplicação dos mesmos. A adubação verde melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além de enriquecê-los com nutrientes como N, P, K, Ca, S e outros.
Benefícios
A cobertura vegetal do solo reduz a erosão, protegendo o solo contra o impacto das chuvas, aumentando a infiltração e diminuindo a enxurrada.
A prática da adubação verde promove a cobertura do solo, aumenta a umidade, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica dos microorganismos no solo que ajudam a combater nematoides e doenças do solo. Além disso, os adubos verdes abrigam inimigos naturais a atraem polinizadores e insetos benéficos como predadores de pragas.
As leguminosas incorporam o nitrogênio do ar que está presente no solo, através de simbiose, ajudando na adubação. ... Elas ainda ajudam na proteção do solo contra a erosão resultante de chuvas fortes, uma vez que servem de cobertura morta e dão massa verde ao solo. Também ajudam a controlar o capim.