O ideal é fazer uma esfoliação bem suave na área a ser depilada pelo menos três dias antes do laser. No entanto, tenha cuidado para não pesar a mão e deixar a pele muito sensível.
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
No caso de manchas escuras originadas pela depilação, também chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória, os tratamentos mais indicados são com dermocosméticos de uso tópico que contenham ativos clareadores como o ácido tranexâmico, ácido kójico e a niacinamida.
A depilação a laser pode ser feita por qualquer pessoa que se incomode com seus pêlos ou com os outros métodos de depilação, com a cera e a lâmina. Há indicações especiais para casos de foliculite (pêlos encravados) tanto em virilha, que acaba manchando a região, quanto rosto, pernas ou qualquer outra região do corpo.
Alguns de seus pacientes gostam de fazer compressa usando água morna e sal. Remédios para dor que não precisam de receita também podem ser bastante úteis. Tente Advil para dor e creme de hidrocortisona para inchaço e vermelhidão. E se um cisto se formar em cima dos pelos encravados, tente passar peróxido de benzoíla.
Como se livrar dos pelos encravados?
Não é recomendável “estourar” a área da mesma forma que uma espinha, pois o estrago pode ser bem maior para sua barba, mas principalmente para a pele. Não é muito difícil identificar um pelo encravado, embora leve alguns dias para que a protuberância na pele apareça.
O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.
Um dos melhores recursos para clarear as manchas provocadas por pelos encravados é o peeling químico ou físico. Esse tratamento estético pode ser aplicado em regiões variadas, como axila, pernas e face. As esfoliações químicas mais famosas são feitas com ácido glicólico, ácido mandélico e ácido salicílico.
Como evitar os pelos encravados?
Com uma agulha e uma pinça esterilizadas com água fervente, você pode tentar puxar o pelo para fora, acabando com o problema. Antes de começar, passe um algodão na região afetada com álcool para evitar contaminações. Delicadamente, puxe o fio com a agulha ou com a pinça.
Quando surgem com mais frequência e em grande quantidade, os pelos encravados são indicadores de uma doença de pele que além de ser um inconveniente estético, pode representar riscos para a saúde, a foliculite. A foliculite caracteriza-se pela inflamação de um ou mais folículos pilosos (os pelos).
Aqui vão eles.