Leptocúrtica, Platicúrtica e Mesocúrtica. São nomes típicos do estudo da curtose: Leptocúrticas e simétricas.
Dizemos que uma distribuição de freqüências é: Mesocúrtica – quando apresenta uma medida de curtose igual à da distribuição normal. Platicúrtica – quando apresenta uma medida de curtose menor que a da distribuição normal. Leptocúrtica - quando apresenta uma medida de curtose maior que a da distribuição normal.
Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio); Quanto menor a variância, mais próximos os valores estão da média. Da mesma forma, quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.
Variância populacional de uma variável de tipo quantitativo, é o valor médio dos quadrados dos desvios relativamente ao valor médio, dos dados que se obtêm quando se observa essa variável sobre todos os elementos da população, que assumimos finita.
A unidade de variância é o quadrado da unidade de observação. Por exemplo, a variância de um conjunto de alturas medidas em centímetros será dada em centímetros quadrados.
– A variância total se expressa como a soma dos quadrados dos valores do desvio total. – A variância explicada é a soma dos quadrados dos valores do desvio explicado. – A variância não-explicada é a soma dos quadrados dos valores do desvio não explicado.
Interpretação. Examine o padrão de carga fatorial para determinar o fator que tem a maior influência em cada variável. As cargas fatoriais próximas de -1 ou 1 indicam que o fator influencia fortemente a variável. As cargas fatoriais próximas de 0 indicam que o fator tem uma influência fraca na variável.
É a média aritmética dos quadrados dos desvios de cada valor em relação à média: proporciona uma mensuração da dispersão dos dados em torno da média.