Detector São dispositivos com os quais conseguimos detectar alterações na variável do processo. ... Controlador Instrumento que compara o valor medido com o desejado e, baseado na diferença entre eles, emite sinal de correção para a variável manipulada a fim de que essa diferença seja igual a zero.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Significado de Dependente adjetivo Que depende ou está subordinado; que está sujeito. Que não se consegue se manter sozinho e vive à custa de outrem. Que expressa dependência, que está sujeito a algo ou alguém. Que não se consegue livrar de algo, especialmente de um hábito ou vício.
Os processos industriais podem dividir-se em dois tipos: processos contínuos e processos descontínuos. ... Para que se possa fazer esta comparação e consequentemente a correção é necessário que se tenha uma unidade de medida, uma unidade de controle e um elemento final de controle no processo.
Objetivo Simplificar e globalizar o entendimento dos documentos No Brasil NBR 8190 apresenta e sugere o uso de símbolos gráficos para repre- sentar os instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de sentar os instrumentos e suas funções ocupadas nas malhas de instrumentação e controle de processos.
Os elementos de primários para medição de vazão são instrumentos montados no sistema de tubulação que geram uma pressão diferencial através de uma restrição parcial na seção transversal passando através do medidor de vazão.
Entre os elementos deprimogênios podemos citar: placas de orifício, bocais de vazão, tubo de Pitot múltiplo, tubo Venturi, cunhas segmentais. ... O Tubo de Venturi é um elemento deprimogênio ou medidor de vazão de diferencial de pressão, também chamado de medidor de vazão por obstrução de área.
O elemento final é o elo entre o sistema de controle e o processo e é aquele responsável pela atuação direta sobre os processos; é o único componente da malha de controle que manipula diretamente o fluido de processo – válvulas, bombas, atuadores, etc.
Um transmissor de pressão diferencial funciona com o seguinte mecanismo: Capta o valor de pressão mecânica e o converte em um sinal elétrico de fácil interpretação, que com o avanço tecnológico consegue enviar dados para dispositivos como PC e Smartphone.