Para garantir a integridade física dos trabalhadores, existem duas categorias de equipamentos de proteção regulamentadas por normas do Ministério do Trabalho: os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Medidas Administrativas: Procedimentos, treinamento e competência para a execução do trabalho. Inclui ainda sinalização horizontal e vertical, sinais de advertência e alarme, permissão de trabalho, controle de acesso, etiquetagem, inspeção, etc.
Controle de riscos no trabalho é uma série de medidas e técnicas que garantem a integridade e segurança, além de evitar acidentes....Os riscos ocupacionais no trabalho podem ser tanto operacionais, comportamentais ou ambientais e podem ser classificados por:
Basicamente, existem três áreas nas quais as Medidas de Controle do Risco podem ser aplicadas....E quais as Medidas de Controle do Risco?
Tipos de Inspeções de segurança
Parciais: São feitas em determinados espaços e pode ser feita de forma mais focada, como em determinados equipamentos, certas atividades, etc. De rotina: Essa inspeção deve ser feita tanto pelos encarregados da segurança do local, como também pelos próprios funcionários.
Inspeção de rotina é uma ação de olhar, de examinar, de verificar algo usando nossos cinco sentidos, é feito em determinados períodos ou intervalos de tempo no intuito de detectar possíveis problemas ou situações de potenciais problemas.
Durante e após as inspeções
As inspeções de segurança ajudam a detectar situações de risco. Com isso, previvem acidentes que podem prejudicar na saúde do colaborador. ... Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais podem ocorrer devido a diversos fatores. No entanto, na maioria das vezes, poderiam ser facilmente evitados.
Geralmente, as equipes de Segurança do Trabalho são as responsáveis pelas inspeções de segurança. No entanto, profissionais de outras áreas também podem desempenhar este papel, como os colaboradores no setor em que atuam, médicos e outros profissionais externos contratados para determinadas inspeções.
As Inspeções de Segurança são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A Ficha possui todos assuntos necessários para realizar a inspeção, ficando disponível para alterações, além de estar pré – configurada para economia de tinta, pois sabemos que tais fichas assim, na maioria das vezes, consomem muito na hora da impressão.
Também é chamada de BBS ou Behavior Based Safety, é um processo que reduz os atos inseguros que podem levar aos acidentes. O processo funciona através do reforço do comportamento seguro e pelo tratamento das causas do ato inseguro. Segurança comportamental é uma aplicação da psicologia comportamental.
Como fazer as inspeções e análises de risco da melhor forma possível?
É o exame do objeto que está sendo proposto segurar ou em renovação de apólice, visando ao seu perfeito enquadramento tarifário e também com o objetivo de atenuar e prevenir os efeitos dos riscos cobertos sobre os bens segurados.
Entenda o que pode ser considerado um risco em potencial - Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacete, botas, luvas, máscaras de proteção, etc. - Ausência de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) como sinalização de segurança, cadeados para bloqueio e etiquetagem, entre outros.
Inspeção Geral – realizada com intervalos regulares, tem o objetivo de vistoriar a segurança e higiene de todas as áreas da empresa; Inspeção Parcial – é realizada em setores e locais onde já existe algum problema. Desta forma, são realizadas análises mais detalhadas e criteriosas.
O que é segurança comportamental? Trata-se de uma ferramenta na qual técnicas e planejamentos são reunidos com a finalidade de minimizar os riscos de acidentes focando nas atitudes e nos comportamentos dos indivíduos.
Atos inseguros são as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. Em 80% dos casos de acidentes, o motivo principal é o ato inseguro.
O primeiro passo para fazer corretamente inspeções de qualidade de processos é conhecer o mercado e suas regras. Por exemplo, conhecer a legislação do setor em que o produto e processo estão inseridos, como as normas para recall ou insumos autorizados para utilização.
O termo inspeção de qualidade refere-se a verificação de produtos, ao contrário de uma auditoria de qualidade por exemplo, que analisa tanto o processo, quanto os sistemas que envolvem a fabricação.
- Inspeção por Variáveis – A característica da qualidade é avaliada de forma quantitativa, envolvendo mensurações. - Inspeção por Atributos – Neste caso verifica-se a ocorrência de defeitos, sem determinar-se sua intensidade. É uma avaliação qualitativa. - Inspeção Completa (100 %) – Todo lote é inspecionado.
Podemos resumir uma boa parametrização do plano de inspeção a partir dos seguintes passos:
O que é um plano de inspeção? ... Nesse sentido, o plano de inspeção nada mais é que uma avaliação prévia que levantará informações para os processos de manutenção (preventiva, sistemática, preditiva, prescritiva).