Os dermatófitos são queratinofílicos e queratinolíticos e sua elevada afinidade com tecidos queratinizados torna-os responsáveis por micoses superficiais que afetam pele, pelos, unhas, cabelo e barba. Estas infecções são muito comuns, mas geralmente não são fatais.
1. Micose da pele
Dermatófitos é uma designação comum para um grupo de três géneros de fungos que causam infecções em animais e humanos denominadas dermatofitoses. Os géneros das formas anamórficas destes fungos são: Microsporum, Epidermophyton e Trichophyton, os quais incluem cerca de 40 espécies.
Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
A transmissão ocorre quando há contato direto com o ambiente contaminado, por animais ou humanos doentes ou portadores e por meio de objetos contaminados (coleiras, caixa de transporte, escovas, cercas e baias).
A tinea cruris é uma infecção contagiosa transmitida por fômites, como toalhas, lençóis ou roupas contaminadas com o fungo. A micose na virilha também pode ocorrer como auto-contaminação pela micose dos pés (frieira).
O diagnóstico das dermatofitoses baseia-se no aspecto clínico e local da infecção e pode ser confirmado por exame micológico com hidróxido de potássio (KOH) que revela hifas ou por cultura dos pelos coletados. Para onicomicose, o teste mais sensível é uma coloração ácido periódico-Schiff do raspado de unhas.
A tinea corporal pode desenvolver-se em qualquer parte da pele e propagar-se rapidamente para outras partes do corpo ou para outras pessoas com quem se mantenha um contato corporal muito próximo.
Prevenção da Micose na Virilha (Tinea Cruris) Esse tempo é variável, dependendo do tipo de fungo. No caso da tinea capitis, no couro cabeludo, a incubação varia entre 10 a 14 dias, enquanto que a tinea corporis, na pele do corpo, e da tinea cruris, na virilha, esse período é de 4 a 10 dias.
A impingem pode ser adquirida através do contato com objetos contaminados como toalhas, copos ou roupas, por exemplo, isso porque é uma doença de pele causada por fungos que estão naturalmente presentes na pele e que, quando em excesso, podem ser facilmente transmitidos de pessoa para pessoa.
Figura 7 – Tinea cruris. Na maioria dos casos, o tratamento inicial é com antifúngico tópico (como miconazol, clotrimazol, itraconazol, terbinafina ou ciclopirox olamina) 2 vezes ao dia por 1 a 3 semanas. O tempo de tratamento varia conforme a resolução da infecção.
Ele consiste em:
As pomadas geralmente são as mais indicados pelos dermatologistas para tratar as micoses de pele, seja na virilha, candidíase ou pano branco. O tratamento normalmente é feito por 1 a 4 semanas e o medicamento é determinado pelo dermatologista dependendo do tipo da lesão que a pessoa apresenta.
A coceira na virilha pode ser causada devido ao crescimento dos pelos depois da depilação, alergia ao material da calcinha ou cueca e, nestes casos, passar um creme hidratante ou pomada anti-alérgica, como Polaramine ou Fenergan, podem ajudar para aliviar a coceira e acabar com o desconforto rapidamente.
Hidrate muito É importante sempre hidratar depois da depilação. Aplique um produto sem perfume, sem álcool, em ambos os lados da virilha para bloquear a umidade e evitar excesso de secagem, o que leva a mais irritação. Use produtos que contenham aloe vera, bem como óleo de jojoba e vitamina E para hidratação.
Alergia em região inguinal pode acontecer por contato com alguma substância na pele, identificando a chamada dermatite de contato. Esta é uma doença definida como uma resposta inflamatória na pele, resultante da exposição tópica a substancias presentes no ambiente.