Término da Guerra Fria A Guerra Fria esfriou por completo com a ruína do mundo socialista, uma vez que a URSS estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos e com a queda do Muro de Berlim, em 1989. Mas ela termina definitivamente somente em 1991, quando a União Soviética é extinta, definitivamente.
As ditaduras militares foram abolidas e a democracia começava a se instaurar nos países. Os direitos humanos se sobressaem e é o fim dos regimes totalitários. Poucas nações continuaram com o sistema de economia planificada, que foi o caso de Coreia do Norte, Cuba e Mianmar.
Com a Nova Ordem Mundial, que se estabeleceu após o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos firmaram-se como potência militar e econômica. O mundo bipolar, que era dividido em dois lados: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista), as duas maiores potências mundiais, não existe mais.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha nazista. Derrotado o inimigo comum, os antigos aliados se transformaram em adversários. Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria.
Os Estados Unidos quase não lutaram na 1ª Guerra Mundial mas uma coisa fizeram produziram muitos Armamentos e Alimentos no qual se tornou o maior produtor mundial e assim os "EUA" vendiam esse produtos para a Europa que estava precisando muito em meio a guerra pois faltava tudo assim muitos países compravam mais e mais ...
Com o fim da Primeira Guerra Mundial desapareceram três impérios do mapa da Europa e um em sua fronteira próxima: acabaram os Impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Turco, de modo que as regiões que antes estavam sob a influência destes impérios foram "libertadas", o que fez surgir novos países no mapa (a Iugoslávia, ...
Quem venceu a Primeira Guerra? Talvez, fosse mais adequado perguntarmos se houve vencedores. Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
Resposta: Desapareceram os impérios Russo, Austro-húngaro, Turco e Alemão.
Conheça as 5 maiores mudanças no mapa europeu após a Primeira Guerra Mundial.
o número de imperios(países) que desaparecem após a 1ª Guerra Mundial deixaram de existir na europa, a Sérvia, Montenegro,Império Austro-Húngaro, a Rússia passou a ser URSS e perdeu parte de seu território. o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda passou a ser somente Reino Unido.
Resposta
Resposta: O Império Austro-Húngaro se desfez, dando lugar a países como a Áustria, a Hungria, a futura Iugoslávia e a Tchecoeslováquia. No noroeste surgiam a Finlândia, e os países do Báltico, Letônia, Lituânia e Estônia.
O que resta deste antigo Estado encontra-se dividido entre treze países atuais: Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e as regiões da Voivodina, na Sérvia, Bocas de Kotor, no Montenegro, Trentino-Alto Ádige e Trieste, na Itália, Transilvânia e parte do Banato, na ...
Podemos citar aqui, por exemplo, a questão da República Tcheca e da Eslováquia, países que surgiram a partir do desdobramento da Checoslováquia. Ainda temos a Iugoslávia que surgiu a partir de vários países que posteriormente viriam a se dividir de novo.