Segundo Max Weber, “A burocracia é a organização eficiente por excelência. ... São características da burocracia para Max Weber, EXCETO: Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter racional e divisão do trabalho.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Weber não considerou a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder.
Na acepção original, burocracia é um modelo de organização administrativa - considerado ideal por Max Weber - que funciona segundo regulamentos, normas e padrões expressos, por intermédio dos ocupantes de cargos ou funções, com atribuições e responsabilidades definidas e conforme uma escala baseada na hierarquia.
A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos ...
O excesso de burocracia é prejudicial à produtividade do país. Dificulta a abertura, a formalização e a expansão de empresas, bem como a própria geração de empregos. De maneira simplificada, a burocracia pode ser comparada a um imposto sobre a atividade produtiva - e um imposto muito ruim.
A burocracia é vista por muitos como algo muito ruim, é vista como um atraso em diversos processos que na visão de muitos poderiam ser executados rapidamente, sem contar os gastos que ela é capaz de causar. ... Por traz de toda a burocracia que enfrentamos no nosso dia a dia, encontramos uma hierarquia por traz dela.
Tudo é burocrático no Brasil por conta de um legado da coroa portuguesa durante o Período Colonial. Esse legado é uma espécie de monstro que se auto perpetua e que resultou em uma papelada constante, taxas e impostos para os cidadãos e um sistema lucrativo para o governo e cartórios, ou cartórios públicos.
O Brasil é de longe o campeão mundial no tempo gastos pelas empresas na preparação de documentos para o pagamento de impostos e contribuições: 1.
A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.