Para resolver o problema geralmente é necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois o correto seria aplicar algum produto impermeabilizante e fazer o novo reboco com massa de cimento bem forte.
Se a umidade vem do piso, é necessário remover o reboco até uns 50cm acima da marca da infiltração, aplicar produtos impermeabilizantes adequados e depois refazer o reboco com acréscimo de aditivos. Essa é uma medida paliativa, pode não resolver ou curar para sempre o problema.
Por esse motivo, a melhor ação para evitar essa umidade é a impermeabilização desses locais com impermeabilizantes para pressão negativa, como o Blok STP, além disso, o uso de aditivos do tipo impermeabilizante rígido no concreto e na argamassa podem ajudar a reduzir a absorção por capilaridade dos materiais.
Para impermeabilização destas lajes use manta líquida branca quartzolit (para lajes sem tráfego) ou super manta líquida quartzolit (para lajes com tráfego). Antes da aplicação dos produtos, faça a preparação da base, realize o caimento adequado, direcionado aos pontos de escoamento.
Os rufos são placas metálicas — galvanizadas ou de galvalume — utilizadas para proteger as telhas, paredes e lajes, a fim de evitar que ocorram infiltrações no telhado durante os períodos de chuva.
Enrole uma ponta da lona duas vezes em torno de uma placa de madeira de 4 x 9 cm. A tábua deve ter o comprimento igual à largura da lona.
Tire uma pequena parte e cole onde irá começar a vedação na telha. Desenrole a fita e vá apertando para fazer a fixação; – Ligue o maçarico e passe suavemente pela em cima da fita de manta asfáltica para que ela amoleça e cole ainda mais.