2) Que tipo de proteção contra a corrosão ocorre quando se utiliza zinco como forma de revestimento de estruturas de ferro? Como ela funciona? Este tipo de proteção é chamado proteção catódica. O zinco, por ter potencial de oxidação maior que o do ferro, tornar-se-á o ânodo da pilha, e o ferro, o cátodo.
A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.
A Proteção Catódica é uma técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica, tornando-a o cátodo de uma célula eletroquímica. Um método simples de proteção conecta o metal a ser protegido a um "metal de sacrifício" mais facilmente corrosível para atuar como o ânodo.
Sistemas de proteção catódica de corrente impressa Os sistemas de corrente impressa usam anodos de um tipo que não se dissolve facilmente em íons metálicos, mas sustentam uma reação alternativa, a oxidação dos íons de cloreto dissolvidos. A energia é fornecida por uma unidade de alimentação CC externa.
Proteção Catódica: é uma forma de proteger o metal da corrosão, forçando o metal a ser catodo, não o anodo, de uma pilha eletroquímica. ... Proteção Anódica: é uma forma de inibir a reação anódica. O procedimento mais comum é revestir a superfície do metal por uma camada de tinta ou óxido protetor.
Aplique uma fina camada de tinta acrílica branca nas áreas que pretende pintar. Essa base fará com que as cores finais fiquem bem mais vívidas. A pintura não vai ficar tão vibrante se você dispensar a tinta branca. Com um pincel, preencha cuidadosamente as áreas que você pretende pintar com tinta acrílica branca.
Segundo Eduardo da Silva (2010), da empresa ABC Allegrini Produtos para Espelhação, o produto necessário para retirada do espelhamento do vidro é o ácido nítrico, cuja concentração deve ser especificada no ato da compra do produto, de acordo com o laudo técnico feito após análise do material.
Atualmente os espelhos são fabricados aplicando-se sobre a lâmina de vidro uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho. Sobre esta cobertura metálica é aplicada uma substância protetora. Para espelhos de precisão, a camada metálica é aplicada por evaporação, em uma câmara de vácuo.
vidro
Os espelhos mais comuns são formados por uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho, que é depositada quimicamente sobre a face posterior de uma lâmina de vidro, e por trás coberta com uma substância protetora.